Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

03/06/2011
Elegante e adequada também na ginástica!

A preocupação com a prática de exercícios é comum em todas as idades, durante todo o ano, devido aos benefícios que traz para a saúde e bem-estar do corpo. No verão essa preocupação aumenta, pois a estação do calor exige cuidados extras com a saúde e com o corpo, tais como uma maior ingestão de líquidos e de alimentos leves, além do uso de roupas também mais leves para os exercícios. A escolha da malha para a academia, ou mesmo para uma simples caminhada, requer atenção maior, porque o corpo precisa respirar e pede tecidos frescos e cores claras.

Para se exercitar, não é necessário estar superarrumada ou na última moda, mas todos podem optar pela malha que melhor se adequa a seu corpo e gosto; mesmo porque é natural querer estar bem-vestido. Todas as tendências apontam para a moda colorida, em tons vibrantes, com variações de estampas, que podem incrementar qualquer visual sem que seja necessário transformar a escolha de uma malha em um momento de desespero.

Muitos tecidos como os activewear estão fazendo as cabeças e corpos da estação por serem mais leves, entre eles o tactel , o nylon amassado e peletizado, além do suplex, já consagrado. Mas, se sua dúvida for quanto aos modelos que estarão sendo usados neste verão, aqui vão algumas dicas para ajudar em sua escolha:

Calças - A calça para a prática de exercícios acompanha a moda fora das academias e elege a Capri como a favorita do momento, já que é mais fresca e valoriza as formas. Muitas variações aparecem dentro dessa tendência, como as calças com bolsos, detalhes laterais e tecidos que possibilitam melhor mobilidade. A calça bailarina também pode e deve ser usada; além de ser muito bonita e de se adequar a qualquer tipo de corpo, continua na moda.

Tops - Os tops são os favoritos da estação por sua praticidade, facilidade de combinação e opções de cores. Eles vêm curtos ou longos, quase camisetas, justinhos, modelando os corpos. Os tops curtos costumam ser usados para exercícios que provocam muita transpiração, como os aeróbicos, e possuem maior variedade de modelos; um para cada tipo de exercício, como o modelo nadador, cruzado e ideal para sustentar os seios e as costas. O top de frente única também é muito usado nessa estação por ser fresco e seguir a tendência, que destaca esse modelo. O tecido mais indicado para os tops é o suplex , que modela e sustenta, além de ser resistente.

Maiôs - Muitas mulheres preferem os maiôs, na hora de fazer exercícios, por estes serem mais confortáveis e discretos do que os tops , dispensando o uso de camisas por cima da malha. Nesse verão, eles apresentam novidades em suas estampas, cores e alguns cortes novos, sem, no entanto, fugir do padrão clássico, mais reto na frente, deixando decotes e aberturas para as costas. Estampas geométricas, bem grandes, além das cores vibrantes da estação, estão presentes nos novos modelos. Para a natação, o ideal são os tecidos que deslizam melhor na água como a lycra .

Shorts e bermudas ciclistas - Os shorts, justos ou soltinhos, são a pedida mais fresca da estação; mas os mais colados não devem ser usados por quem está insatisfeita com o corpo ou acima do peso. Nesse caso, o melhor é optar pelas bermudas ciclistas: confortáveis e perfeitas durante todo o ano. O tecido dos shorts e bermudas pode ser o suplex , o tactel , de fácil secagem e absorção de suor, e a lycra .

Os acessórios - Se você vai malhar na academia, piscina ou praia, é necessário beber sempre muita água, mesmo durante a prática de exercícios e não só depois, para que os sais minerais sejam sempre repostos e impeçam a desidratação. Para isso, esteja sempre acompanhado de garrafinhas para levar a sua água ou bebida energética, também rica em sais minerais. Outro item importante é o tênis que deve ser de material leve e escolhido de acordo com o exercício a ser praticado, já que os modelos se diferenciam em suas funções. Uma escolha errada pode comprometer joelhos e coluna. Para quem pratica a natação, um detalhe que não deve ser esquecido é a touca para proteger os cabelos do cloro.

A escolha da malha certa para os exercícios deve levar em consideração a temperatura ambiente, o tipo de corpo da pessoa e qual o exercício a ser praticado. O uso de várias peças de roupa, ao mesmo tempo, no verão, é prejudicial à saúde. Outra dica útil é não exagerar nos acessórios e maquiagem.

O momento dos exercícios deve ser visto como um momento pessoal e saudável. Tenha sempre esse pensamento em mente e não esqueça que o verão, por ser a estação que valoriza a estética, é perfeito para a modificação de alguns hábitos, que visa ao equilíbrio entre o bem-estar e a beleza. Aproveite então essa proposta para começar a pensar de maneira saudável, levando os bons resultados com você para o resto do ano. Agora não falta mais nada: é só vestir sua malha e aproveitar a estação...com saúde!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas