Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

29/04/2011
Poluição e cigarro!

PARA O PULMÃO, POLUIÇÃO DO AMBIENTE E FUMO SE EQUIPARAM

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – comprovou que uma parcela dos não fumantes que vivem em São Paulo apresenta o pulmão tão comprometido como se essas pessoas fossem tabagistas. A causa é a poluição ambiental, que se tornou um fator de risco que contribui para os eventos cardíacos, da mesma forma que o fumo, a obesidade e o excesso de colesterol no sangue.

“O coração mata 300 mil brasileiros por ano”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Antonio Carlos Palandri Chagas e, “para nós, médicos, é tão importante combater as queimadas na Amazônia e preservar a qualidade da água dos mananciais, como controlar os níveis de poluição nas grandes cidades”.

Em 2009 foram apresentados os resultados inéditos da pesquisa feita pelos cardiologistas com 228 voluntários, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo. “Usamos um equipamento no qual os voluntários sopram o ar do pulmão, e o aparelho mede o índice de monóxido de carbono na hemoglobina”, explica o diretor da SBC, Rui Ramos.

A pesquisa foi corroborada pelos hospitais da Capital, cujos Prontos Socorros registram sensível aumento do número de atendimentos por problemas cardíacos nos dias do inverno em que se atinge picos de poluição atmosféricas.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas