Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

22/04/2011
Gripe: prevenção deve começar no outono

Medicina preventiva é arma para encarar o inverno

Com a chegada das temperaturas mais frias, prevenir a gripe é fundamental para estar preparado para o inverno. Para isso, o uso medicamentos homeopáticos é uma opção eficaz e indicada por especialistas. Para a Dra. Geisa Quental, médica pediatra e homeopata pela Associação Paulista de Homeopatia (APH), utilizar esse tipo de medicação é a melhor possibilidade para evitar a doença, pois favorece o sistema imunológico como um todo e sem efeitos colaterais.

De acordo com a médica, é a medicina preventiva que tem trazido os melhores resultados para os especialistas. Ela salienta que, como atua não somente no sintoma, mas na origem da gripe, o medicamento homeopático proporciona uma melhor resposta do organismo para atuar contra o vírus. "O tratamento homeopático estimula o corpo a reagir contra os seus desequilíbrios", aponta.

"A prevenção da gripe é fundamental principalmente em bebês prematuros ou ainda em fase de amamentação, idosos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, pois são os que correm maiores riscos de complicações de ordem respiratória", esclarece. "A gripe, na grande maioria das vezes, é benigna e autolimitada, porém, em crianças e idosos há uma maior prevalência de otite, sinusite, pneumonia, bronquite e, em casos graves, até encefalite", alerta.

Além do uso de medicamentos homeopáticos, a prevenção da gripe também está associada a hábitos saudáveis. As orientações médicas também envolvem lavar sempre as mãos, evitar compartilhar copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal, tomar cuidado com a alimentação e com a qualidade do sono, praticar exercícios físicos regulares, tomar sol com moderação, evitar cigarros, não utilizar drogas e evitar aglomerações durante períodos de epidemia.

Medicamento homeopático é alternativa para intolerância à vacina

A homeopatia também é uma boa opção àquelas pessoas que não podem tomar vacina da gripe, segundo a Dra. Geisa. De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas com alergia à proteína do ovo e ao timerosal, portadores de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré não devem utilizar a vacina de gripe. "Quando prescritos por profissionais competentes, os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados com muita segurança", destaca.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Otorrinolaringologia e Saúde com Dr. Mauricio Kurc





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas