Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

02/10/2006
Edema pulmonar de altitudes elevadas ou HAPE – high-altitude pulmonary edema

Há um bom tempo atrás foi lançado um filme em que escaladores se digladiavam a altitudes elevadas. Segundo o filme, alguns dos escaladores desenvolveram um quadro de falta de ar importante, com tosse espumosa e sanguinolenta, que os estava levando à morte.

O edema pulmonar de altitude elevadas, mais conhecido internacionalmente como HAPE, é um edema do pulmão, isto é, acúmulo de água nos pulmões, que leva a insuficiência respiratória e morte. Ele ocorre mais comumente em jovens que ascendem rapidamente a grandes altitudes, geralmente acima de 2500m, submetendo-se a exercícios vigorosos, sem estarem aclimatizados. Ocorre em cerca de 6% nos jovens abaixo de 21 anos expostos a altitudes elevadas, e em 0,4% em pessoas com mais de 21 anos. Parece haver uma suscetibilidade individual para a ocorrência dessa síndrome, isto é, alguns indivíduos têm maior chance de desenvolver HAPE, por motivos ainda não explicados.

Os sintomas inicias são queixa de falta de ar, tosse e cansaço. Pode piorar rapidamente para falta de ar quando deitado, dor toráxica e tosse com expectoração rósea.

O tratamento mais efetivo é trazer a pessoa para altitudes mais baixas. Administrar altas concentrações de oxigênio também é necessário e ajuda a aliviar os sintomas de falta de ar. Quando tomadas a tempo, tais condutas podem salvar o indivíduo, com resolução completa do quadro pulmonar.

As recomendações para aqueles que querem ascender a grandes altitudes, é que o façam gradualmente, procurando pernoitar inicialmente abaixo dos 2500m, permitindo sua aclimatização, e que evitem exercícios vigorosos nos 2 a 3 primeiros dias.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia com Dr. Ricardo Tavares de Carvalho





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas