Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

08/04/2011
Musculação também emagrece

Musculação também emagrece: o mito sobre o emagrecimento
para quem puxa ferro


É muito comum entre a turma que deseja perder peso, o conceito de que o treino com musculação não seja ideal para emagrecer. Esse é mais um mito do mundo fitness. Com essa lenda, também está a ideia de que a única atividade física capaz de fazer emagrecer seja somente a prática de exercícios aeróbios - como andar, correr, andar de bicicleta, nadar.

"As pessoas têm essa concepção, porque ao praticar exercícios aeróbios, queima gordura no momento em que estão praticando a atividade. Isso acontece pelo fato de que a principal fonte de energia para se movimentar, que são as gorduras armazenadas no nosso organismo, são mobilizadas em conjunto com o metabolismo para gerar mais energia na hora do exercício", explica o personal trainer Daniel Kazu, especialista em fisiologia pela Escola Paulista de Medicina.

A verdade é que a melhor maneira de emagrecer é com a combinação das duas atividades: os exercícios aeróbios e a musculação. "Cada uma dessas atividades atua de uma forma única no organismo. Enquanto, os exercícios aeróbios queimam a gordura na hora; a musculação, por sua vez, irá apoiar esse processo de emagrecimento, acelerando a alterando, de forma positiva, o metabolismo e os hormônios da pessoa - itens fundamentais para aqueles que desejam perder peso com saúde", avalia Kazu.

De acordo com ele, é comum as pessoas acreditarem nessa verdade já que os dados científicos apresentados são geralmente de testes com indivíduos praticando os exercícios aeróbios e, consequentemente, a principal fonte de energia usada para se exercitar é a gordura. O que não quer dizer, no entanto, que todos vão emagrecer e que a musculação também não seja recomendada para a perda de peso.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas