Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/09/2006
Menstruação e TPM x Corrida

Hoje em dia graças aos avanços da medicina, estão disponíveis muitos métodos para controlar ou eliminar o fluxo da menstruação, onde se a atleta tiver uma prova importante programada, pode interromper a menstruação naquele período com o uso de anticoncepcionais, mas tudo deve ser planejado antecipadamente com a orientação de um médico ginecologista.

Um simples anti-inflamatório pode ajudar a reduzir o fluxo e as possíveis dores dos primeiros dias, além de melhorar a sensação de peso. Isso pode ser apenas um paliativo, mas ninguém precisa ficar sofrendo de dores. Esses remédios específicos ajudam a controlar a descarga de endorfina liberado no exercício.

Com relação aos males prévios (TPM) pode-se dizer que estes interferem diretamente na performance, onde na segunda fase do ciclo a mulher está encharcada de progesterona que a deixa mais suscetível à depressão e a imunidade abaixa. Em muitos casos a corrida anula os efeitos prejudiciais, mas por outro lado, quando em excesso, pode provocar alterações no ciclo menstrual, levando até em casos extremos a menorréia (interrupção da menstruação).

Deve-se, portanto, procurar utilizar um absorvente mais confortável, observar os sinais de reação do corpo e principalmente respeitar seus limites, não ultrapassando os treinamentos prescritos nas planilhas de treinamento e sendo coerente para não se tornar uma atleta de risco.

Por: Prof. Rodrigo Contó Ferreira
Cref.: 006292 G/SP

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Saúde Feminina do Prof.Dr. Mauricio Simões Abrão e em nosso Módulo de Corrida.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas