Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/03/2011
Esteira ou bicicleta, qual escolher?

Satisfação e conforto é o que conta na hora da escolha. Para quem detesta pedalar, a magrela pode ser uma tortura. Idem para quem não se sente motivada a andar ou correr. Afinal, quando o exercício é feito com prazer, você fica revigorada e com vontade de repetir a dose. A preocupação é similar quando o assunto é comodidade.

O embate entre a esteira e a bicicleta ainda levanta dúvidas:

- Na esteira usa-se mais a panturrilha, enquanto que na bicicleta, a coxa. Mas em termos de tonificação, a bike faz um trabalho mais efetivo por causa da amplitude de movimento.

- É comum pedalar com o abdômen relaxado. Na caminhada, é automático contraí-lo. Assim, fica firme.

- A esteira traz riscos de osteoporose. O impact o fortalece os ossos, mas se a colisão com o solo for muito forte não há tempo de o corpo se adequar e, com isso, o osso pode enfraquecer.

- A mulher não corre perigo de ficar infértil se exercitando na bicicleta. A produção dos óvulos é nos ovários, que fica dentro da pelve, e, por isso, a compressão com o banco não interfere na esterilidade. O que é comum é sair de uma aula de spinning, por exemplo, com a região vaginal dolorida. "Mas não é preciso se preocupar, pois não há qualquer prejuízo para a saúde, como corrimento", assegura o ginecologista João Bosco Borges, de São Paulo. Esse incômodo pode ser evitado se você usar uma proteção para o banco, além de shorts, bermuda ou calça acolchoada.

Bicicleta:

Gasto energético/hora: 300 cal. se pedalar na velocidade 5.

Músculos solicitados: coxas e bumbum.

Indicação: fortalece as pernas e o coração e reduz a gordura.

Vantagens: permite alterar a carga. O risco de lesões só é maior que o da hidroginástica, ou seja, mínimo.

Desvantagem: trabalha poucos grupos musculares.

Movimento certo: a altura do banco é medida pelo joelho, assim ele deve ficar semiflexionado quando o pé estiver embaix o. Já com o pedal para cima, o ideal é que o joelho forme um ângulo de 90º. Quanto aos membros superiores, tanto faz segurar o guidão com as mãos, apoiar os cotovelos na barra, deixar os braços ao longo do corpo ou ainda reclinar o tronco para a frente, desde que você mantenha a coluna sempre reta.

Esteira:

Gasto energético/hora: 350 cal. na caminhada e 600 n a corrida.

Músculos solicitados: ao andar, panturrilhas e coxas. Ao correr são as mesmas, além de costas, bumbum, abdômen e ombros.

Indicação: fortalece o abdômen e o coração e reduz a gordura.

Vantagens: permite variar a inclinação do terreno e ajuda a tonificar a musculatura.

Desvantagens: flacidez nos seios e no bumbum, osteoporose e lesões nos tendões e articulações.

Movimento certo: na passada, toque primeiro o calcanhar no solo, depois o meio do pé e a ponta dos dedos. Deixe o cotovelo a 90º e se mexendo para a frente e para trás. Contraia o abdômen, preservando assim a coluna, e olhe para o horizonte a fim de não sobrecarregar o pescoço. Ao andar ou cor rer no plano, fique ereta e, na subida, incline-se levemente para a frente. Evite segurar na barra para não tensionar os ombros.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas