Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

11/02/2011
Soja preta

A soja é muito conhecida atualmente pela sua fama de "superalimento", e isso acontece por ser fonte de proteína vegetal, apresentar alto teor de fibras, minerais e vitaminas.

"Outra variedade da soja, com as propriedades da versão amarela, muito conhecida, porém com um bônus, é a soja preta", conta a nutricionista Audrey Abe. "Esta opção mais escura possui maior concentração de antocianina, uma substância antioxidante que dá essa coloração diferente", explica.

Nas nações asiáticas, já existem marcados tradicionais desse tipo de grão. No Brasil, a procura começou recentemente, por causa das propriedades antioxidantes. O consumo de alimentos ricos nessas propriedades, combate os radicais livres, evitando danos nas células do corpo humano e prevenindo contra diversas doenças.

Conheça os benefícios que o consumo regular de soja preta traz ao organismo:

. Arma contra doenças:

As antocianinas da soja preta agem como antioxidantes, combatendo radicais livres, desempenhando assim um importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e regulação de inflamações. Esta substância ajuda a inibir a agregação das plaquetas, evitando a formação de coágulos que comprometem a circulação sanguínea.

Há indícios ainda, em pesquisas realizadas, de que possa auxiliar também na prevenção de diabetes.

. Fonte de proteínas:

A soja preta também é uma ótima opção para os adeptos da alimentação vegetariana, pelo seu alto teor de proteína. Pode ajudar a substituir o consumo de carne, frango e peixe, sendo utilizada em diversos preparos.

. Aliada no combate à TPM:

Como a soja tradicional, a preta tem isoflavonas, que reduzem os sintomas da TPM e do climatério e ajudam a prevenir a osteoporose. Em estudo realizado no Japão, um snack feito à base de soja preta foi eficaz ao melhorar a perda de volume ósseo.

. Parceira da beleza e estética:

Por ser fonte de proteínas, a soja preta, auxilia na boa manutenção dos cabelos, unhas e pele. E por ter maior concentração de antocianinas, previne a ação de radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce.

Sirva-se:

A soja preta tem o sabor parecido com o da amarela. Pode ser utilizada no preparo de caldos, sopas e saladas. Cozida, combina com o arroz branco ou integral. A sua farinha pode ser usada em receitas de bolos e pães ou, simplesmente, misturada em sucos, vitaminas e iogurtes.

Consuma pelo menos uma porção por dia e armazene em embalagem fechada, local arejado, seco e sem luz para evitar que oxide e perca parte de suas propriedades antioxidantes.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas