Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/02/2011
Mitos e tabus dos exercícios abdominais

Mitos e Tabus - Abdominal

Quem não deseja uma barriguinha sarada, ir à praia e poder exibir aquele tanquinho? Mas será que apenas exercícios abdominais são capazes de deixar o seu abdômen igual ao daquela atriz da TV? E mais, qualquer pessoa pode fazer?

O abdominal é um dos exercícios mais comentados e, por isso mesmo, vários mistérios o envolvem. Para ajudar, o personal trainer Beto Fernandes fala sobre o assunto e desvenda mistérios e tabus sobre o abdominal.

- Abdominal ajuda a perder barriga?

Sim e não. Se a barriga proeminente for fruto de ptose abdominal, que é uma flacidez dessa musculatura, o exercício abdominal faz o músculo voltar à posição anatômica normal – a barriga diminui. Agora, se a barriga for causada por excesso de gordura, o abdominal não vai adiantar, pois a fonte energética usada nesse exercício é o carboidrato. Para utilizar predominantemente a gordura, deve-se fazer exercícios aeróbios, como andar, correr, pedalar, nadar etc. Além de uma dieta adequada, prescrita por um nutricionista.

- Barriga de chope diminui com abdominal?

Não. A "barriga de chope" nada mais é do que acúmulo de gordura na região abdominal. Cada grama de álcool tem aproximadamente 7 calorias, e um copo de 300 ml de chope tem algo em torno de 120 calorias, logo a bebida ingerida em excesso engorda. Exercícios aeróbios e dieta são os mais recomendados.

- Abdominal emagrece?

Não. Emagrecer significa diminuir o percentual de gordura no corpo, mas o abdominal consome predominantemente o carboidrato e gasta poucas calorias. A melhor fórmula é combinar exercícios aeróbios com anaeróbios (musculação, por exemplo), além de uma dieta prescrita por nutricionista.

- Aparelhos que dão "choques" ajudam a perder a barriga?

Não. Aparelhos de estimulação elétrica (eletroestimulação) não trazem nenhum resultado significativo para a perda de gordura, segundo vários artigos científicos. Esses aparelhos promovem um pequeno ganho de força e, por isso, são muito utilizados na fisioterapia, em trabalhos de reabilitação e pós-cirúrgicos. Mais recentemente, alguns estudos têm demonstrado um ganho de força maior ao realizar exercícios em conjunto com a eletroestimulação, se comparados apenas aos exercícios.

- Fazer centenas ou milhares de abdominais por dia define o abdômen?

Não. O abdômen é um músculo como qualquer outro, logo deve ser treinado seguindo os mesmos princípios dos outros músculos do corpo. "Definir" o abdômen significa reduzir a capa de gordura e aumentar (hipertrofiar) o músculo, para que ele "apareça". Isso se dá com a combinação do trabalho aeróbio, abdominais com poucas repetições e sobrecarga e uma dieta equilibrada.

- Gestante pode fazer abdominal?

Sim, mas com liberação médica e orientação. O bom condicionamento dos músculos abdominais e da parede pélvica é essencial durante a gravidez, no momento do parto e no pós-parto. São muitos benefícios, como menor risco de desvios posturais associados à gravidez; aumento da força da musculatura abdominal, facilitando a saída do feto no parto normal; redução dos riscos de incontinência urinária durante a gestação e no pós-parto; aceleração da recuperação da diástase abdominal (separação dos lados direito e esquerdo do músculo reto abdominal); maior força e capacidade funcional para manter a região lombar estável; maior capacidade funcional para executar movimentos aparentemente simples, porém mais difíceis para a gestante, como levantar da cama, carregar objetos etc.

Porém, há contra-indicações, como retardamento do crescimento intrauterino; sangramento persistente; pré-eclâmpsia ou toxemia (aumento da pressão arterial); lesão ou disfunção placentária. Portanto, é indispensável a autorização do médico e o acompanhamento de um profissional da educação física.

- Quem tem problema na coluna pode fazer abdominal?

Depende. Existe um grande número de patologias. É necessário um profundo conhecimento do problema, inclusive a causa, para definir o exercício correto. Exames como ultrassom e ressonância magnética são fundamentais, sempre com acompanhamento de um médico ortopedista.

- Abdominal ajuda na postura?

Sim. Ajuda a diminuir desequilíbrios musculares na região do tronco. Esse desequilíbrio, tanto de força como de flexibilidade, afeta a postura principalmente na pelve, coluna, quadril e joelho.

- Posso começar a fazer abdominal sem orientação?

Antes de iniciar qualquer prática esportiva, deve-se consultar um médico e, fazer também uma avaliação e orientação física. Caso não haja nenhuma patologia, qualquer pessoa pode fazer exercícios abdominais.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Atividade Física e Musculação com Amauri Altieri e Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas