Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

07/08/2006
Por que o homem "ganha" da mulher?

O desempenho atlético do homem é sempre melhor que o da mulher. Primeiro porque o homem leva vantagem na massa muscular: os músculos representam 40% do peso dos homens e 33% do peso das mulheres. Segundo porque a mulher carrega um fardo maior em peso de gordura : 25% nas mulheres e 15% nos homens. Na média, o homem é mais alto o que lhe confere um comprimento maior nos membros inferiores e isso facilita a corrida, os saltos, a propulsão na natação, etc.

Como a mulher tem a bacia mais larga ela tem um melhor equilíbrio estático, mas o homem compensa essa desvantagem com um melhor equilíbrio dinâmico por causa da musculatura mais desenvolvida.

Na anatomia, as inserções musculares ( pontos onde os músculos se prendem nos ossos) são mais firmes no homem o que lhe permite maior tração ao realizar um movimento.

Do ponto de vista fisiológico, os homens levam outras grandes vantagens : maior volume total de sangue, maior número de glóbulos vermelhos e portanto de hemoglobina (uma proteína que carrega o oxigênio), além de um número maior de mitocôndrias ( estruturas celulares que guardam oxigênio para a queima de carboidratos e de gorduras).

Apesar disso, nos últimos anos temos assistido a uma progressão mais rápida dos recordes femininos em relação aos masculinos, mas isso não significa a possibilidade de que um dia essas marcas sejam igualadas . As diferenças anatômicas e fisiológicas que apontei serão os fatores decisivos para a supremacia masculina no desempenho esportivo.

Por Dr. Osmar de Oliveira
Médico do Esporte

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Musculação e Fisioterapia, por Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas