Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

21/01/2011
O poder das frutas em dietas alimentares

Ricas em nutrientes, vitaminas e minerais, as frutas – todas, sem exceção – são altamente benéficas para a saúde do organismo. Devido à presença de fibras e fotoquímicos em sua composição, auxiliam no bom funcionamento intestinal e contribuem com o emagrecimento.

De acordo com a nutricionista da Paraná Clínicas, Flávia Sguario, a média aconselhável de frutas ingeridas por dia é de cinco a seis unidades. “Além de serem os nossos melhores remédios, também são a chave para que tudo em nosso organismo funcione melhor, atuando como agentes preventivos para a maior parte das doenças crônicas não transmissíveis”, alerta.

Em épocas de verão, comer frutas é mais fácil, porque temos a tendência em optar por alimentos mais leves. Nos dias mais quentes, a especialista indica aquelas que contêm mais água, para evitar a desidratação, como: melancia, melão e abacaxi. “No entanto, todas são saudáveis e devem ser ingeridas sempre, não apenas quando faz calor”, ressalta a especialista.

Algumas pessoas optam por comer frutas durante as refeições, como forma de substituir os líquidos. “Esta é uma atitude bastante saudável, pois as frutas possuem enzimas que auxiliam em todo o processo de digestão dos alimentos e deve ser consumidas inicialmente, junto com a salada”, informa Flávia.

Sobre frutas que engordam, Flávia alerta: “todos os alimentos engordam, depende da quantidade que os consumimos. As frutas que podem aumentar o peso são as que contêm mais açúcar em sua composição, como: banana, caqui, figo e uva”. Porém, todas elas possuem enzimas digestivas, fundamentais para quebrar os alimentos e melhorar o seu aproveitamento, evitando a formação de gases e sensação de estar estufado.

Além de auxiliar nas dietas alimentares, as frutas possuem ações antioxidantes e beneficiam o funcionamento físico mental e emocional. “Como dizia a vovó: o remédio está na feira!”, encerra a especialista.

Os sucos

Os sucos de frutas estão em alta no verão e têm um papel importante na hidratação do organismo e aceleração do metabolismo, principalmente se forem preparados com frutas energéticas, permitindo a queima maior de calorias. Segundo a nutricionista Vanessa Romero, a ingestão de sucos poderosos, aliado à prática de exercícios físicos, permite a queima maior de calorias.

A nutricionista esclarece que, por serem ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas fazem o papel de repositores hidroeletrolíticos, além de serem refrescantes, calmantes, fornecerem energia e ainda hidratarem o organismo.

Com tantas variações, o mais indicado é o suco caseiro, por ser fresco, puro, livre de aditivos e conservantes, não ser pasteurizado e por manter seu valor nutritivo por mais tempo se consumido depois de algum tempo do preparo. “Com a variedade de frutas disponíveis no mercado, o ideal é apostar nas espécies antioxidantes, que contenham vitamina C e E, carotenóides e flavonóides, pois desempenham um papel fundamental na melhoria da saúde, retardam o processo de envelhecimento e, segundo alguns estudos, atuam de forma preventiva em doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer”, esclarece a nutricionista.

Açaí, ameixa, banana, laranja, maçã, mamão, morango, pêra e uva são ótimos exemplos de frutas antioxidantes. Ultimamente, os frutos mais promissores são provenientes do processamento de uvas e morangos, pois neutralizam as moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. O açaí, por exemplo, é um dos mais completos, pois desenvolve propriedades energizantes e antioxidantes.

As hortaliças também apresentam benefícios, como o suco de cenoura e de aipo, porém é importante entender a diferença entre sucos de frutas e de hortaliças, que são mais difíceis de serem digeridas pelo organismo e por isso devem ser totalmente trituradas para serem ingeridas como suco. Na hora de combinar os dois produtos, a dica para não errar é utilizar o suco de maçã, que é o único que pode ser misturado com qualquer suco de hortaliça sem que perca suas propriedades.

Para o verão, para manter o peso saudável e hidratar o organismo vale investir no consumo de frutas e vegetais amarelos, alaranjados e avermelhados, como batata doce, cenoura, laranja, mamão, manga e tomate.

“Os sucos desenvolvem um papel completo em relação à hidratação, função energética e aceleração do metabolismo se forem acompanhados de uma boa ingestão de água, pois esta dissolve a maioria das substâncias que ingeridas ou produzidas, eliminando as toxinas e ainda transporta substâncias orgânicas, regula a temperatura corporal, lubrifica as articulações, aumenta a saciedade precoce reduzindo o apetite e não possui caloria nem gordura alguma, ao contrário dos sucos”, adverte Vanessa.

Principais alimentos ricos nos diversos nutrientes:

Proteínas: Leite e derivados, carnes em geral, ovo
Carboidratos: Açúcar, mel, pães, bolachas, massas, cereais (arroz, milho, trigo, aveia, cevada e centeio), batata, mandioca, farinhas e cereais matinais.
Gorduras: Óleos, azeite, manteiga e margarina, creme de leite, nozes, castanhas e amendoim, coco, azeitona e abacate.
Fibras: Fruta com casca, verduras, legumes e farelo de aveia e de trigo.
Vit. A: Vegetais de cor amarela (mamão, manga, abóbora e cenoura), gema de ovo, vegetais verdes escuros e óleos.
Vit. D: Leite, peixes e fígado.
Vit. C: Frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, morango, caju e acerola)
Cálcio: Leite e derivados
Ferro: Carnes, vegetais verdes escuros, feijão, lentilha e grão de bico.

Fontes de Alimentos, Nutrientes e Funções:
Alimentos Energéticos: Fornecem energia para as atividades e poupam as proteínas para que essas exerçam a sua função. São os carboidratos e as gorduras.
Carboidratos: Fornecimento de glicose e poupador de proteínas. Têm 4 cal/g de alimento. Fontes: Açúcar, mel, pães, bolachas, massas, cereais (arroz, milho, trigo, aveia, cevada e centeio), batata, mandioca, farinhas e cereais matinais. Dê preferência aos alimentos integrais.
Gorduras: Fonte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), precursor de hormônios e lubrificante do intestino. Têm 9 cal/g de alimento, sendo a maior fonte calórica. Fontes: Óleos, azeite, manteiga e margarina, creme de leite, nozes, castanhas e amendoim, maionese, coco, azeitona e abacate.
Alimentos Construtores: Promovem crescimento e manutenção dos músculos e ossos e compõem anticorpos e hormônios. São as proteínas.
Proteínas: Fornecem 4 cal/g de alimento. Em excesso prejudicam os rins e em falta causam flacidez muscular. Podem ser do tipo animal ou vegetal. Fontes: Leite e derivados, carnes em geral, ovo e leguminosas (feijão, lentilha, soja e grão de bico)
Alimentos Reguladores: Alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Fundamentais para um bom funcionamento do organismo. Vitaminas e sais minerais não contêm calorias, mas estão contidos em alimentos de baixas calorias. São as verduras, frutas e legumes.

Proporção dos Nutrientes:

-10% a 15% de proteínas
-25% a 30% de gorduras
-50% a 60% de carboidratos

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas