Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

07/01/2011
Dicas para comer bem no verão

O verão é sinônimo de lazer e muita agitação. Diante de tantas opções de divertimento, a última coisa que queremos é ficar presa a horários e a regras. E o primeiro balde que chutamos é o da alimentação. Chopinho gelado, petiscos bem gordurosos, churrasco fim de semana, além do cardápio de fim de ano que sempre acaba sendo bem calórico.

Se você abusa do camarão, do queijo coalho, amendoins, castanhas e afins, fique atenta, pois eles podem representar perigo para a sua dieta e saúde.

Todos esses alimentos são ricos em calorias e gorduras. Dependendo de onde você for degustá-los, a má conservação, a excessiva exposição ao sol e ao ar poluído são verdadeiras ameaças à saúde, já que estas condições podem contaminar os alimentos com vírus e bactérias, acarretando vários tipos doenças.

Para ter uma alimentação balanceada e saudável no verão, a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann dá dicas de como ter uma alimentação leve e saudável.

Alimentos leves e indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves.

Alimentos que devem ser evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar nas bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

Lanches: Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

Ingestão de líquidos: A ingestão deve ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).

Sobremesas: Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

Frutos do Mar: Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos. Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

Serviço:
Nutróloga e Médica Ortomolecular Liliane Oppermann

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição e Saúde com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do Seu Alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas