Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

31/12/2010
Gorduras e óleos

Os lipídeos ou gorduras são nutrientes que estão presentes em alimentos de origem animal e em óleos vegetais. Esses nutrientes são muito importantes para o organismo e não devem faltar na dieta, pois eles fornecem ácidos graxos essenciais e vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Porém, o seu valor calórico é muito alto: cada grama de lipídeo fornece 9 Kcal, enquanto que cada grama de carboidrato ou proteína fornece 4 Kcal.

Por isso, os alimentos fontes de lipídeos devem ser consumidos com moderação, devendo ser priorizada a qualidade da gordura ingerida.

Os ácidos graxos presentes nas gorduras podem ser classificados em três tipos: saturados, monoinsaturados e poliinsaturados.

As gorduras saturadas são aquelas que favorecem a elevação das taxas de colesterol no sangue e adere às paredes arteriais aumentando consideravelmente o risco de infartos. Elas estão presentes principalmente em alimentos de origem animal, e na gordura de côco (apesar desta ser de origem vegetal).

E as gorduras poli e monoinsaturadas mantêm a fração boa do colesterol, essencial para o perfeito funcionamento do organismo. Os peixes são ricos em gorduras poliinsaturadas enquanto que os óleos vegetais são ricos em monoinsaturadas.

É importante ressaltar que os óleos vegetais são naturalmente isentos de colesterol, sendo que este está presente nos alimentos de origem animal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é recomendado que os três tipos de ácidos graxos estejam em igual proporção na dieta. Porém, para aqueles indivíduos portadores de doenças cardiovasculares, é importante reduzir os ácidos graxos saturados e aumentar o consumo de ácidos graxos mono e poliinsaturados.

Portanto, para uma alimentação saudável, reduza o consumo de carnes vermelhas, gema de ovo e queijos amarelos para 1 à 3 vezes na semana, aumente o consumo de carnes brancas (frangos e peixes) e óleos vegetais e consuma diariamente azeite de oliva. Mas lembre-se para não exagerar no consumo de qualquer tipo de gordura.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas