Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

27/12/2010
Evite a tontura na São Silvestre

Qual atleta já não experimentou a desagradável experiência de ser atingido por uma tontura no transcorrer de uma competição? Muitas pessoas já tiveram essa sensação que, às vezes, pode levar até a um desmaio, principalmente após a ingestão de açúcar, ocasionando, nesse caso, uma hipoglicemia — falta de açúcar no sangue. Então, vocês perguntarão: como alguém pode sofrer uma crise de hipoglicemia após a ingestão de açúcar? Não deveria ser exatamente o contrário?

O nosso organismo é tão sábio que, quando se ingere um açúcar comum ou mesmo glicose, ocorre um rápido aumento de glicemia no sangue e, com isso, provoca um aumento da secreção de insulina pelo pâncreas. Essa insulina faz baixar rapidamente a taxa de glicemia, provocando uma hipoglicemia, ocasionando as tonturas.

Essas tonturas ou mal-estar é momentâneo, vindo a desaparecer rapidamente durante a corrida, até equilibrar as taxas de glicemia no sangue. E o que fazer já que o açúcar é uma das principais fontes de energia, principalmente para os adeptos de competições de fundo, como os maratonistas?

A saída para essa situação incômoda seria a ingestão de frutose ou maltodextrina, que são açúcares que entram lentamente na corrente sangüínea e fazem com que a glicemia não ultrapasse 30% — o que não é suficiente para aumentar a secreção de insulina e, com isso, não provocará as tonturas.

Portanto, não se preocupe se você já teve essa sensação, pois muitos dos campeões do esporte já passaram por isso, inclusive o nosso grande atleta João da Matta, ganhador da Corrida Internacional da São Silvestre em 1983. Assim, não se desespere. Isso pode ser comum a todos nós.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia com Dr. Augusto Uchida e no Módulo de Corrida com Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas