Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

10/12/2010
Manual pró verão: dicas da estação!

MANUAL PRÓ-VERÃO: NUTRICIONISTA DÁ DICAS DE SAÚDE E BELEZA PARA A ESTAÇÃO

Ah, o verão! O clima é mais do que perfeito para tirar o biquíni da gaveta e ir correndo para a praia ou piscina. Atividades físicas ao ar livre também fazem muito sucesso nesta época. Mas, o calor excessivo e o Sol, muitas vezes escaldante, exigem cuidados extras com o corpo para não prejudicar a saúde. Também é muito comum, mulheres que descuidaram um pouco do físico durante o inverno e agora precisam correr atrás do prejuízo e eliminar os quilinhos extras.

Para que você não caia em ciladas e perca o melhor do verão, por exageros que podem trazer consequências sérias ao organismo, a nutricionista Fernanda Granja, especializada em nutrição clínica funcional e fisiologia do exercício, preparou uma série de dicas para a saúde da pele, cabelos e unhas. E, ainda, uma lista de alimentos poderosos que aceleram o metabolismo e te ajudarão a regular o ponteiro da balança.

Pele

Alguns alimentos devem fazer parte de seu cotidiano para ter o resultado desejado. Vamos começar pela pele, já que é o maior órgão do nosso corpo. Para uma pele saudável você deve se preocupar em comer e se hidratar bem. O processo sempre começa de dentro pra fora, por isso, é necessário ver com cuidado o seu cardápio. Fique atenta para o que não pode faltar!

- Licopeno: é um antioxidante essencial para a pele. Ele não só retarda o envelhecimento, como ameniza seus sinais, já que o antioxidante age nas células, melhorando o aspecto da pele. Prova disso é que a indústria farmacêutica de cosméticos em Paris percebeu e aprovou: vários cosméticos ou nutricosméticos já possuem em sua composição o licopeno. “Você o encontra no tomate, na goiaba, ou no próprio suco de tomate. Há também a versão em cápsulas, em farmácias e casas de produtos naturais”, indica Fernanda Granja.

- Ômega-3: tem ação anti-inflamatória e é ótimo para acne e dermatites. Age como um lubrificante natural, atuando na hidratação da pele. É encontrado em peixes e na linhaça.

- Polifenóis: não dá para ter uma pele bonita e saudável sem os antioxidantes. Use e abuse dos polifenóis da uva ou das berrys – família das amoras. Pode ser cranberry, blueberry, blacberrys (amoras), açaí, ameixas, etc. As frutas vermelhas e roxas devem ser o seu alvo neste verão!

- Vitamina C e E: agem na fotoproteção da pele, diminuindo o efeito dos raios solares e, também, agem como antioxidantes, retardando o envelhecimento.

- Zinco: exerce proteção contra a acne e tem função antioxidante. Podemos encontrá-lo em carnes, ostras, quinua, amaranto e amêndoas.

- Carotenóides: presentes em alimentos de cor amarelo-alaranjadas estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele. “A ingestão de cápsulas de betacaroteno 15 dias antes da exposição solar gera um bronzeado maravilhoso e reduz aspecto de vermelhidão pós-sol”, indica a nutricionista. Mas, cuidado com o excesso, pois a pele pode realmente ficar alaranjada!

- Água limpa e sem contaminantes: por fim, evite tomar água em embalagens de plástico, devido às contaminações do próprio plástico. Prefira águas em recipientes de vidro ou água de purificadores.

CABELOS

Os cabelos também sofrem com a queda e ressecamento. Alguns alimentos ajudam na missão de mantê-los saudáveis e bonitos.

- Pepino: é um alimento fonte de silício e enxofre que ajudam a deixar os cabelos fortes e estimulam o crescimento, pois eles estão relacionados com a formação da queratina, a proteína que estrutura o cabelo.

- Óleo de linhaça: é responsável por melhorar a aparência do cabelo, dando mais brilho. “Pois possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo”, atesta Fernanda Granja.

- Nozes e Castanhas: são oleaginosas fonte de zinco que agem estimulando o crescimento do cabelo e ajudando a reduzir a oleosidade, uma vez que o zinco está ligado à síntese de proteínas, principal componente dos fios.

- Frutos do mar: são ricos em magnésio, nutriente essencial na formação de proteínas como a queratina que constrói os fios, atuando na renovação celular.

- Vinagre de Maçã: age contra a queda de cabelos e apresenta resultados tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico.

- Feijões, Leite, Quinua, Carnes e Ovos: são alimentos ricos em aminoácidos que são os principais componentes dos cabelos, responsáveis por estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

- Carne vermelha: é rica em ferro que, quando em falta, ocasiona queda de cabelos.

- Frutas secas e sementes de girassol: são ricas em potássio, importante para a hidratação dos cabelos, já que controla o equilíbrio da água na haste capilar.

Unhas

Quando há carência de nutrientes as unhas logo dão o sinal, ficando quebradiças, com elevações e manchinhas brancas. Para prevenir o problema e arrasar com aquele esmalte da moda, aposte em alimentos com zinco, vitaminas do complexo B e C, que são essenciais na produção de queratina, proteína fibrosa constituinte da unha.

- Zinco: quinua, amaranto
- Queratina: ovo, frango, peixes
- Complexo B: gérmen de trigo, quinua, amaranto, arroz integral
- Vitamina C: goiaba, limão, mexerica

Fique atenta aos sinais:

Observe os sinais e sintomas do seu corpo. Ele é um ótimo sinalizador do que realmente está acontecendo.

- O aparecimento de listras na unha é ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B.

- Se suas unhas estão secas e quebradiças é sinal de falta de cálcio e ferro.

- Unhas com manchas brancas não é sinal de presente à vista, como você acreditou quando criança, é sinal de carência de zinco ou selênio.

- Unhas disformes e com ondulações podem ser evidências intestino com problemas.

Aceleradores do metabolismo

Existem alguns alimentos que, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, ajudam a eliminar peso, pois possuem propriedades que aceleram o metabolismo e proporcionam uma maior queima de gorduras e calorias.

- Proteínas: esse macronutriente ajuda a acelerar o metabolismo, por ser um nutriente de difícil digestão, exigindo mais energia do organismo para quebrar os aminoácidos. “Segundo pesquisadores, a ingestão diária de proteína promove uma queima de 150 a 200 calorias extras no dia”, afirma a nutricionista.

- Cálcio: existe uma relação inversa entre cálcio e obesidade. O cálcio da dieta, principalmente de origem láctea, é capaz de inibir a formação de gorduras e estimular a lipólise, ou seja, quebra de gordura corporal. “De acordo com um estudo realizado na universidade de nutrição do Tennessee, a ingestão de cálcio ajuda a acelerar o metabolismo, pois este nutriente ‘avisa’ o corpo para queimar de maneira mais acelerada a gordura corpórea”, explica Fernanda.

- Canela: por ser um alimento termogênico, ou seja, por aumentar a temperatura corporal, a canela faz com que o metabolismo também seja aumentado, a fim de tentar restabelecer a temperatura padrão.

- Pimenta: a capsaicina, princípio ativo da pimenta parece ter efeito na perda de peso e no combate do acúmulo de gordura corpórea. “A capsaicina usa a gordura do organismo para gerar energia. Ela ainda ativa a colecistoquinina, que é um hormônio relacionado à sensação de saciedade. O consumo diário de 3 g pode aumentar em 20% o metabolismo”, esclarece a nutricionista.

- Gengibre: segundo um estudo publicado pelo Jornal Internacional da Obesidade em 1992, ao consumir o gengibre o organismo usa mais energia, acelerando o metabolismo e consequentemente queimando mais calorias. Outro estudo demonstrou que o consumo de gengibre pode aumentar o metabolismo em 20% devido à ação do zingiberine, composto ativo do gengibre.

- Laranja Amarga: o pó da laranja amarga aumenta a taxa metabólica, por possuir diversos compostos que estimulam a queima de calorias corpórea.

- Vinagre de Maçã: atua como aliado do organismo, acelerando o metabolismo.

- Água Gelada: beber água gelada aumenta o metabolismo, pois ele precisa gastar energia para igualar a temperatura da água com a do corpo.

- Chá Verde: é produzido a partir das folhas da Camellia sinensis. Tem a propriedade de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal.

- Chá Branco: assim como o chá verde, o chá branco é extraído da mesma planta, porém de uma forma diferenciada. É extraído antes que as flores desabrochem, e quando os brotos ainda estão protegidos por pelos finos. Por ser retirado da planta mais jovem, ou seja, ainda verde, tem a mesma ação do chá verde de acelerar o metabolismo, porém mais potente. E só pode ser fabricado uma vez ao ano.

- Chá Preto: utiliza as mesmas folhas do chá verde e branco, porém mais oxidadas.

- Cafeína: composto químico que pertence ao grupo das xantinas, encontrada em mais de 60 tipos de plantas, que acelera o metabolismo. Encontrada por exemplo no café, em refrigerantes de cola, chá mate, entre outros.

- Guaraná em pó: contém cafeína em proporções maiores até que no conhecido café, além disso, também contém teobromina com propriedade semelhante à da cafeína, assim o guaraná também acelera o metabolismo.

- Guaçatonga (Casearia sylvestris): ativa a digestão das gorduras e tem efeito diurético.

- Óleo de coco: produtor de energia do organismo tendo o poder de acelerar o metabolismo.

- Couve: rica em vitaminas e minerais, desintoxica o organismo e aumenta o metabolismo celular.

- Abacaxi: rico em fibras, ajuda a acelerar o metabolismo.

Faça em casa
Suco Pró-Verão

Ingredientes


100 ml de suco de amora orgânico
1 colher de farinha de linhaça
2 castanhas do Pará
100 ml de água de coco

Preparo
Bata tudo no liquidificador e beba gelado.
Rendimento: 1 porção

Serviço:
Fernanda Granja – Nutricionista Clínica especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício

(11) 3628-4350 | (11) 3259-7288

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas