Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

26/11/2010
Como deixar a barriga lisinha?

O início do verão está próximo e a corrida contra o tempo para uma melhor aptidão física começa. Academias ficam lotadas e a procura por exercícios físicos cresce demasiadamente. Tudo em busca de um corpo bonito e apresentável para a estação mais quente do ano.

O método Pilates de ginástica postural é uma das modalidades que melhor trabalha força, flexibilidade, permite integração entre corpo e mente e deixa a barriga lisinha.

Os professores do CGPA (Estúdio de Pilates) prepararam uma série de abdominais com o objetivo de trabalhar o centro de força do Pilates que é o trabalho de contração da musculatura profunda do abdômen coordenado com a respiração completa.

1- Acionamento do centro de força:

Posição inicial - Deitado de barriga para cima, pernas flexionadas e afastadas na largura dos quadris, braços ao longo do corpo, coluna na posição neutra (mantendo a curvatura fisiológica da coluna).

Execução - Inspirar profundamente expandindo a caixa torácica tridimensionalmente, com ênfase nas laterais e na parte posterior das costelas. Durante a inspiração, manter a musculatura abdominal acionada, não deixando o abdome protruso.

Expirar lentamente acionando o períneo e simultaneamente a musculatura profunda do abdômen (músculo transverso do abdômen).

Ao final da expiração terminar com a contração dos músculos mais superficiais (oblíquos e retos do abdômen) e com a retração das costelas afinando a cintura e mantendo o abdômen ainda mais contraído em direção da coluna. Nesse momento, todas as vértebras da coluna deverão estar apoiadas, pressionando o mat.

*Cuidado para não contrair os glúteos ao final da expiração e provocar uma extensão dos quadris. A coluna pressiona o mat somente pela contração da musculatura abdominal.

Repetir de 5 a 10 vezes


2 - Acionamento do centro de força + elevação da coluna torácica (Gancho)

Posição Inicial - Deitado de barriga para cima, pernas flexionadas e afastadas na largura dos quadris, braços flexionados, mão atrás da nuca, coluna na posição neutra (mantendo a curvatura fisiológica da coluna)

Execução - Acionar o centro de força como descrito no ex.1 e simultaneamente elevar a coluna torácica do chão flexionando o tronco enquanto expira profundamente.

*Cuidado para não tencionar os ombros e o pescoço durante o movimento, buscando a força da musculatura abdominal, não deixando ocorrerem compensações.

Repetir de 5 a 8 vezes


3 - Acionamento do centro de força com a pernas elevadas

Posição Inicial - Deitado de barriga para cima, pernas e quadris flexionados e elevados do solo, braços flexionados, mão atrás da nuca, coluna na posição neutra (mantendo a curvatura fisiológica da coluna).

Execução - Acionar o centro de força como descrito no ex.1 e simultaneamente elevar a coluna torácica do chão flexionando o tronco enquanto expira profundamente.

Repetir de 5 a 8 vezes


4- Acionamento do centro de força com dissociação de membros inferiores

Posição Inicial - Deitado de barriga para cima, pernas e quadris flexionados e elevados do solo, braços flexionados, mão atrás da nuca, coluna na posição neutra (mantendo a curvatura fisiológica da coluna).

Execução - Acionar o centro de força como descrito no ex.1 e simultaneamente elevar a coluna torácica do chão flexionando o tronco enquanto expira profundamente.

Inspire mantendo o tronco elevado e na expiração toque o solo com a ponta do pé direito. Inspire retornando a perna direita e expire levando a ponta do pé esquerdo para o solo.

Repita o movimento alternando de 5 a 8 vezes em cada perna.

Mantenha a coluna estabilizada e bem apoiada no solo enquanto faz os movimentos de dissociação das pernas.


5- Oblíquos

Posição Inicial - Deitado de barriga para cima, perna direita flexionada e apoiada no solo, perna esquerda flexionada e levada. Mãos apoiadas atrás da nuca.

Ex. Elevar o tronco acionando o centro de força, rodando lateralmente em direção da perna esquerda elevada.

Repita 5 vezes deste lado e repita do outro lado.


6- Preparação para o Hundred

Posição Inicial – Deitado de barriga para cima, braços elevados em direção ao teto, quadris e pernas flexionadas e unidas.

Execução - Inspire. Expire elevando o tronco (gancho), acionando o centro de força. Estenda os membros inferiores numa diagonal a frente e os membros superiores ao lado do corpo.

Retorne à posição inicial e repita de 5 a 10 vezes


7 - Hundred

Posição Inicial – Deitado de barriga para cima, braços elevados em direção ao teto, quadris e pernas flexionadas e unidas.

Execução - Inspire. Expire elevando o tronco (gancho) acionando o centro de força. Estenda os membros inferiores numa diagonal à frente e os membros superiores ao lado do corpo fazem um movimento de bombear coordenado com a respiração: inspire em 5 tempos e expire em 5 tempos.

Modificação: Manter as pernas flexionadas caso não haja força suficiente para manter a região lombar apoiada no mat.

Repita 10 vezes cada respiração completa


8 – Roll up

Posição Inicial - Deitado de barriga para cima, pernas flexionadas e unidas, braços estendidos em direção ao teto.

Execução - Inspire. Expire elevando o tronco (gancho) até chegar à posição sentada. Estenda as pernas e alongue a coluna à frente mantendo o tronco flexionado. Flexione novamente as pernas e inspire. Retorne à posição deitada expirando.

Repita 5 vezes

*Cuidado: Tanto na subida quanto na descida, mobilize a coluna vértebra por vértebra mantendo o tempo e o acionamento do centro de força.


9 – Single leg stretch

Posição Inicial - Cabeça e parte alta do tronco elevadas (gancho), membro inferior direito flexionado em direção ao tronco, membros superior estendido, mão esquerda no joelho direito e mão direita na lateral do membro inferior direito.

Execução - Inspire e expire acionando o centro de força alternando a posição dos membros inferiores e superiores.

Repita 5 vezes com cada perna



Serviço:

Prof. Maria Cristina Abrami, diretora técnica do CGPA Pilates, umas das precursoras na introdução do Pilates no Brasil, nos anos 90, é capacitadora de novos profissionais pela escola Physical Mind Institute (novo México-USA).

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri, Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas