Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/11/2010
Frutas, ótimas opções para o corpo e saúde!

Com a chegada dos dias quentes típicos do verão, muitas vezes fica difícil escolher o que comer. Os alimentos parecem pesados, gordurosos ou até mesmo muito "quentes" para a estação. Para ajudar na elaboração do cardápio, as frutas são a solução perfeita. Gostosas e facilmente encontradas em nosso país, as frutas são ricas em vitaminas e sais minerais e pobres em gorduras - pelo menos a maior parte delas. Além de acompanhar qualquer refeição, uma fruta pode saciar aquele desejo por doce.

Abaixo, você aprende um pouco sobre as principais frutas que encontramos nas feiras, supermercados e sacolões do país. Encha o seu carrinho e delicie-se!

Laranja

Contém boas quantidades de sais minerais (cálcio, potássio, sódio e fósforo). É rica em vitaminas do complexo B, contém vitamina A e muita vitamina C (duas laranjas equivalem à quantidade diária desta vitamina de que o organismo necessita). A laranja tem também um alto teor de fibras, principalmente concentradas no bagaço e nas partes brancas.

100 gramas = 48 calorias.

Morango

O morango é uma excelente fonte de sais minerais (principalmente ferro) e vitamina C. Por precisar de uma carga relativamente alta de agrotóxicos no seu cultivo, deve ser muito bem lavada e deixada de molho em água com bicarbonato de sódio para reduzir os depósitos.

100 gramas = 36 calorias.

Maçã

A maçã contém vitamina A, B1, B2 e C; é rica em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. É um alimento de fácil digestão e, sempre que possível, deve ser consumida com a casca (bem higienizada) devido ao seu conteúdo em fibras.

100 gramas = 64 calorias.

Pêra

Contém proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas e, em dietas de recuperação, pode ser consumida descascada ou cozida. O valor nutritivo da pêra se modifica conforme ela amadurece e, caso ela esteja muito madura, perde grande parte de seus nutrientes.

100 gramas = 66 calorias.

Abacaxi

Tipicamente tropical, o abacaxi é uma fruta extremamente suculenta. Contém alto teor de vitamina C e é muito rico em fibras e sais minerais. No abacaxi, encontramos uma enzima chamada bromelina que atua sobre a carne, facilitando o seu processo digestivo.

100 gramas = 56 calorias.

Uva

As uvas contêm muito açúcar e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais, como ferro, cálcio e potássio. As uvas escuras são ricas em flavonóides, substâncias benéficas para o organismo, que funcionam como antioxidantes.

100 gramas da uva rosada = 73 calorias.

Banana

A banana é uma fruta de alto valor nutritivo e é famosa entre os praticantes de atividade física devido ao seu conteúdo em potássio que ajuda no trabalho muscular. É rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro. Também contém vitaminas A, B1, B2 e C.

100 gramas = 95 calorias.

Abacate

O abacate tem uma boa quantidade de gordura e por isso é uma fruta calórica. No entanto, sua gordura é de fácil digestão. Contém vitaminas A e do complexo B, além de alguns sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo.

100 gramas = 178 calorias.

Melancia

Fruta muito suculenta e refrescante, ideal para ser consumida em épocas de muito calor devido ao seu alto conteúdo de água (90%). Contém açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais. Ela também é rica em licopeno, substância que auxilia na prevenção do câncer de próstata.

100 gramas = 31 calorias.

Mamão

Uma das frutas mais consumidas no país, o mamão é rico em nutrientes. Contém grandes quantidades de sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio) e vitaminas A e C.
Assim como o abacaxi, contém uma enzima, a papaína, que auxilia o bom funcionamento do aparelho digestivo, por isso é utilizado em dietas laxativas.

100 gramas do papaya = 47 calorias

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas