Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

26/07/2006
O gelo é um santo remédio

Bateu, caiu, machucou, use gelo !!!

O gelo é um “remédio” providencial em todas essas situações. Na época de Copa do Mundo, você vai viu muitas vezes pela TV, jogadores contundidos aplicando imediatamente uma bola de gelo no local machucado. Se ele é usado por esses craques famosos e milionários é porque é bom mesmo. E isso é uma verdade científica. Aplicado nas contusões, ele promove analgesia (diminuição da dor) e reduz consideravelmente o edema (inchaço) que também provoca dor e incômodo.

Em que situações você pode usá-lo ? Praticamente em todos os traumas : pancadas, entorses, lesões de ligamentos, lesões musculares, etc. Ou seja, desde um “galo”na testa de uma criança que caiu até uma torção grave de joelho.

Como se pode fazer essa aplicação ?

a) pedras de gelo num saco plástico ( quebre cada pedra de gelo da geladeira em 2 ou 3 pedaços).

b) bolsas térmicas (são de borracha e você deve colocar água bem gelada)

c) bolsas de gel (são práticas, encontradas em qualquer farmácia e ficam geladas depois de alguns minutos no congelador).

d) gelo em toalha (dobre uma toalha de rosto, coloque gelo picado na dobra como se fosse um sanduíche).

e) diretamente (pedra de gelo aplicada diretamente no local contundido, útil para pequenas articulações, como dedos, por exemplo).

f) spray ( é o gelo sob a forma de gás, mais usado em ambientes profissionais).

Por quanto tempo ?

Nas regiões grandes (ombro, cotovelo, coxa, joelho, tornozelo, etc) a aplicação deve durar 30 minutos. Menos que isso, o efeito não é completo e mais do que isso é desnecessário e pode ser perigoso. Nos dedos das mãos e dos pés, o tempo não pode ser superior a 10 minutos.

Estas aplicações podem ser repetidas a cada 2 ou 3 horas até se procurar um médico.

Cuidados:

Se a contusão provocou um ferimento cortante e saiu sangue, cubra o local com gaze esterilizada para aplicar o gelo, evitando infecções. Não ultrapasse os 30 minutos. É perigoso aplicar o gelo e pegar no sono deixando o local sob a ação do gelo por mais de uma hora porque pode ocorrer lesão nos nervos.

Tratadas imediatamente com gelo, as contusões se tornam de efeitos mais brandos e o tempo de recuperação fica bem menor. Não tenha receio de fazer essas aplicações, desde que você siga toda a orientação que você acabou de ler.

Por Dr. Osmar de Oliveira
Médico do Esporte


Veja mais sobre o assunto em nossa colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas