Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

19/11/2010
Hidroginástica

Correr, pular, pedalar - passar horas malhando na academia. Se essa idéia não lhe parece nada atraente, você ainda tem uma opção. Experimente praticar a hidroginástica. Essa é uma das atividades físicas mais democráticas que existem - pode ser praticada por jovens, adultos, idosos, gestantes ou por quem não quer suar camisa, nem fazer muito esforço.

O esporte, que ganhou fama na década de 90, é um dos mais procurados nas academias. E não é à toa. As aulas de hidroginástica são suaves, refrescantes e marcadas pela descontração. São indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. E nem é preciso saber nadar para praticar.

Praticar hidroginástica exige o mínimo de esforço. Sob a água, o corpo fica muito mais leve e os exercícios são realizados facilmente. Resultado: as articulações não sofrem impacto e os músculos não ganham lesões - o que é muito comum em outros esportes.

Na hidroginástica, o aluno realiza exercícios localizados - que vão modelando o corpo - e exercícios aeróbicos, que aumentam a capacidade cardiorrespiratória.

Para vencer a resistência da água, os músculos trabalham mais, ficando fortalecidos e tonificados. A hidroginástica também melhora a circulação, a coordenação motora, a flexibilidade e reduz as dores nas costas. Sem contar que qualquer atividade na água pode ser muito relaxante.

Por ser uma atividade que exige esforço mínimo e não oferece risco de lesões, a hidroginástica costuma ser bastante recomendada para idosos e gestantes.

Com músculos e ossos fortalecidos, diminuem os riscos de quedas e fraturas tão comuns na terceira idade. E os idosos podem realizar com mais facilidade atividades cotidianas, como andar e subir escadas. A prática da hidroginástica também melhora o convívio social do idoso, que muitas vezes sofre de solidão e depressão.

A hidroginástica também pode ser uma aliada das gestantes, já que reduz alguns problemas típicos da gravidez, melhorando a circulação e diminuindo as dores lombares. Praticando os exercícios continuamente, a gestante consegue manter o peso sob controle e pode retornar rapidamente ao peso inicial, após o parto. Tudo isso sem prejudicar o bebê

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri, Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo e Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas