Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

19/11/2010
Espinafre e força?

Popeye teria de trocar de dieta. Esta é a conclusão do resultado de uma pesquisa feita pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP de Piracicaba.

De acordo com um estudo que virou tese de mestrado, dois tipos de ácido encontrados em abundância no espinafre, o fítico e o oxálico, podem interferir na absorção de minerais como cálcio e ferro, quando consumidos na mesma refeição. A ação dos dois ácidos atrapalha um processo conhecido como biodisponibilidade, ou seja, o melhor aproveitamento de outros nutrientes pelo corpo.

"Esses ácidos se ligam ao cálcio e ao ferro, formando um composto não absorvido pelo organismo humano", descreve Jocelem Mastrodi Salgado, orientadora da pesquisa e professora de nutrição humana da Esalq/USP. Em uma refeição que inclua, por exemplo, torta de queijo com espinafre ou uma mousse do vegetal com iogurte, o cálcio e o ferro seriam totalmente eliminados pelas fezes sem serem aproveitados, diz ela.

O cálcio é importante para a saúde dos ossos e dentes, protegendo as crianças contra o raquitismo, e os adultos, principalmente mulheres, da osteoporose. Já o ferro é um aliado no combate à anemia.

Isso não significa, porém, que a combinação do vegetal com laticínios deva ser evitada, contesta o pediatra Ary Cardoso, chefe da unidade de nutrologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. "A ação dos ácidos, encontrados também em outros vegetais, não é motivo para descartar o espinafre das papinhas de bebê ou de uma torta no jantar. Ele é um alimento rico e importante que deve continuar sendo usado tanto na dieta infantil como na adulta", defende Ary.

É bom deixar claro que o espinafre é uma hortaliça de alto valor nutritivo -e, vale sempre lembrar, "magra". Contém vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, além de potássio, cálcio, magnésio, ferro, sódio, fósforo, enxofre, cloro e silício. Também é uma fonte moderada de fibras, rico em sais de ferro. O espinafre ajuda no processo de crescimento e auxilia no combate a infecções.

Márcia Pottier, professora de nutrição e dietoterapia da Unifesp, também defende o consumo do espinafre, mas faz ressalvas quanto às combinações. "Evite comer o vegetal com leite e derivados, inclusive com pratos que usam molho branco. Ou de cereais integrais, que também têm grande concentração desses ácidos", recomenda. O ideal seria consumir espinafre no mínimo três horas antes ou depois desses alimentos.

No caso da carne vermelha, maior fonte de ferro existente, a atuação do ácido não é suficiente para anular o nutriente. Uma dica da nutricionista: coma o vegetal acompanhado por outros alimentos ricos em vitamina C, como suco de acerola ou laranja, que favorecem a absorção do ferro.

Em tese, a combinação de alimentos pode parecer ideal, mas é preciso levar em conta outros fatores. "A reação varia de pessoa para pessoa e até, dependendo do momento, no mesmo organismo. Quanto vai ser absorvido? É imprevisível", diz Ary.

Além disso, nem todo mundo tem condições de praticar uma dieta tão diversificada e, na opinião do médico, não se deve abrir mão da riqueza nutritiva do espinafre -principalmente para bebês- por causa dos possíveis efeitos de qualquer combinação.

A professora Jocelem acha melhor substituir o espinafre por outros vegetais folhosos, como couve-flor, brócolis, folha de mostarda, de agrião, cenoura, repolho e couve-flor, além de leguminosas como feijões, ervilhas, lentilhas e soja. "São as melhores fontes alternativas de cálcio e ferro e com teores inferiores dos dois tipos de ácidos", diz.

Jocelem aponta um outro motivo para a troca. Nos estudos laboratoriais feitos com ratos, o consumo de ácido oxálico colaborou na formação de cálculos nos rins e na bexiga, o que, acredita ela, pode se repetir em seres humanos que já tenham predisposição a esse tipo de problema.

Dicas
1. Ao ser requentado, o espinafre perde boa parte de suas propriedades nutritivas, pois o ferro nele contido se decompõe.

2. Na hora de comprar, prefira os maços com folhas frescas, de cor verde-escura brilhante, tenras, limpas e sem picadas de insetos. Sua produção é maior entre agosto e novembro.

3. Evite cozinhar demais, para preservar a textura e reduzir a perda das vitaminas solúveis em água.

4. Para limpar, mergulhe o espinafre em uma tigela de água fria, deixando que a areia se deposite no fundo. Em seguida, remova e enxágue as folhas.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas