Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

12/11/2010
Dieta da proteína

Artigos em revistas e jornais, depoimentos de quem já fez. A dieta sem carboidratos do Dr. Atkins já deu muito o que falar, e ela pode parecer o sonho de qualquer pessoa que deseja emagrecer. Afinal, quem recusaria uma dieta de emagrecimento que permite comer ovos, bacon, lingüiça, carnes de todos os tipos e, com um agravante: à vontade? Mas a conhecida "dieta da proteína" não é tão simples assim. Por isso, antes de adicioná-la à sua rotina, conheça os agravantes desta dieta.

Dr. Atkins, o idealizador da dieta, é proprietário de um centro nos Estados Unidos onde utilizam a dieta com baixo teor de carboidratos para promover o emagrecimento.

Em seus vários livros ele dá orientação sobre as quatro fases da dieta, que se inicia com a chamada Dieta de Indução - uma dieta quase isenta em carboidratos (no máximo 20 gramas ao dia, o que significa inclusive a proibição de diversos legumes e frutas), que deve ser feita por um período de 14 dias.

O objetivo desta dieta é colocar o organismo em um estado chamado de "cetose". Mas o que é a cetose? É a eliminação de algumas substâncias pelo organismo, entre as quais as cetonas, provenientes do metabolismo das gorduras.

O que acontece é que estas substâncias são tóxicas para a célula, e sua presença pode ocasionar problemas como náuseas, enjôos, dor de cabeça.

A cetose acontece quando o organismo, sem carboidratos para usar como fonte energética, utiliza os depósitos de gordura para fazê-lo. Por isso essa dieta é conhecida como uma dieta "metabólica".

As demais fases, que recebem cada uma nomes diferenciados, terminam na fase de manutenção, na qual, através de testes de resistência, o paciente vai conhecendo o limite máximo de carboidratos que pode ingerir para não engordar (o que ele chama de nível de resistência metabólica).

Mas o que muitas pessoas não vêem é que, além de retirar carboidratos da dieta (frutas, alguns legumes, farinhas, açúcares, pães, cereais, etc.), o idealizador da dieta indica uma complementação alimentar.

E isso normalmente é feito através de complexos vitamínicos. Afinal, com uma dieta tão restritiva, o organismo passa a sofrer com a deficiência de diversas vitaminas e minerais. Essa deficiência pode até, em alguns casos, causar doenças, como a osteoporose.

Sendo assim, além de uma bateria de exames antes de iniciar a dieta, para seguir essa dieta é preciso fazer um controle diário do nível de cetose do organismo - o que é possível através de uma fita que faz essa medição na urina.

Os perigos da "dieta da proteína"

E, apesar de o médico afirmar que a dieta reduz os níveis de gordura no sangue, diversos estudos apontam para a condição contrária.

Ou seja, estes estudos têm mostrado que a dieta extremamente rica em gorduras animais eleva o nível de colesterol sanguíneo e pode, conseqüentemente, aumentar o risco de doenças cardíacas.

A dieta não é recomendada para pessoas com problemas renais, mulheres grávidas e diabéticos.

Por tudo isso, muito cuidado na hora de adotar uma dieta radical. Em primeiro lugar, procure a orientação de profissional especializado. Qualquer dieta sem o devido acompanhamento pode causar danos à sua saúde!

Fique atento, afinal, pode até ser importante emagrecer, mas é preciso manter a saúde em primeiro lugar. Sempre!

Venha saborear o 1º Buffet de Café da Manhã Funcional no Sentir Bem (balanceado e nutritivo)
Sábados das 8h30 às 13h
Al. Lorena, 355
SP/SP
Tel. (11) 2361-8678

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas