Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

05/11/2010
2ªfeira, dia de começar dieta?

Quantos de nós já começou uma nova dieta na segunda-feira apenas para interrompê-la durante a semana? Ou, após ter feito uma dieta ou tomado medicamentos para emagrecer, conseguiu chegar ao peso que queria só para voltar a engordar tudo de novo depois, em alguns casos até mais do que antes? Por que isso ocorre? Simples. Primeiro porque sempre que não podemos ter (ou comer, no caso) alguma coisa, passamos a desejá-la ardorosamente (você conhece algum diabético que não tenha paixão por doces? Mesmo que nunca tenha sido um fã antes de descobrir a doença?). Em segundo lugar porque quando chegamos ao peso que queríamos, voltamos a nos alimentar da mesma maneira que fazíamos antes, sem modificar nossos hábitos.

E o que podemos fazer? Continuar nesse vai e vem de engorda, emagrece e volta a engordar não funciona, sabemos disso. O ideal é alcançar o peso ideal e mantê-lo. Para que se consiga isso o processo deve ser tranqüilo, sem grandes restrições e sem sacrifícios, e para isso é necessário considerar alguns pontos.

Em primeiro lugar defina qual o seu peso ideal, o peso em que você se sente bem. Olhe-se no espelho e imagine como você gostaria de ser, quantos quilos precisaria emagrecer, ou engordar se for o caso, mas seja realista! Não adianta querer ter um corpo igual ao de uma modelo ou de uma atriz qualquer quando o seu tipo físico é completamente diferente do dela.

Em segundo lugar tenha paciência para chegar a esse peso ideal. Ninguém engorda de um dia para o outro, é um processo contínuo, portanto não pode querer emagrecer dessa maneira. O ideal é recuperar o seu peso de uma maneira progressiva.

Em terceiro lugar é importante lembrar que, a medida que envelhecemos, o nosso organismo se modifica e não funciona mais como funcionava antes: o metabolismo é mais lento e precisamos de uma menor quantidade de alimentos.

Em quarto lugar deve-se praticar alguma atividade física. Encontre alguma atividade que lhe dê prazer, para que você não fique arrumando desculpas para não praticá-la. O exercício ativa seu metabolismo e faz tudo funcionar de uma forma melhor.

Em quinto lugar beba água! Não suco, refrigerante, café.... mas água! Pelo menos dois litros por dia. A água ajuda na eliminação de toxinas e no metabolismo como um todo.

Em último lugar mude a forma como está se alimentando. Você tem que aprender a respeitar a sua fome e esquecer a gula, coma apenas quando estiver com fome, não ceda a tentações e pare de comer quando essa fome acabar, coloque pequenas porções em seu prato e repita quantas vezes for necessário, sempre se perguntando se ainda está com fome. Além disso, tenha uma dieta balanceada, não se limite a um só tipo de alimento, todos são importantes. Dietas restritivas, na qual se evita algum tipo de alimento, como carboidratos, por exemplo, ou onde só se pode comer um tipo de alimento, como a dieta das proteínas, por exemplo, poderão ser prejudiciais à sua saúde. Não adianta eliminar alimentos que você gosta só porque eles engordam, pois quando você resolver voltar a comê-los irá fazê-lo de uma forma desordenada e exagerada.

Conheça o seu corpo e suas necessidades. O bom senso é uma peça fundamental em todo o processo!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente e Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas