Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

15/10/2010
Treino resolve ou tem que suplementar?

A idéia de beleza e saúde que ronda a cabeça da maioria dos alunos de academia é de assustar. Quase todos sonham com um corpo perfeito, esbelto, músculos definidos e pele bronzeada. Até aí, tudo bem. O problema é querer atingir esse objetivo a qualquer custo e, o que é pior, o mais rápido possível. Com isso esquecem de um "pequeno detalhe": cada pessoa tem os seus limites e devem respeitá-los.

Na década de 90 pudemos observar o crescimento de laboratórios que produziram um grande número de suplementos à base de aminoácidos. O marketing televisivo, principalmente, fez com que a maioria dos alunos de musculação procurasse as lojas especializadas em tais produtos na esperança de conseguirem o tão desejado “perfil estético”, um corpo escultural com o maior volume possível de massa muscular.

Essa obstinação pelo “corpo perfeito” vinculado à suplementação de aminoácidos criou um grande problema para os profissionais que trabalham na área. A maior preocupação dos alunos que chegam hoje à uma sala de musculação é saber que tipo e quantidade de aminoácidos devem ingerir para que possam atingir o objetivo estético principal: o de conseguir um corpo com hipertrofia muscular exagerada.

O que mais preocupa é justamente a inversão de valores, onde a musculação passa a ser o complemento da suplementação de aminoácidos. Na cabeça de diversos adolescentes que consomem indiscriminadamente esses comprimidos, vendidos sem orientação de um profissional qualificado. O que realmente causa o volume muscular são os aminoácidos e não mais o treinamento de força (musculação), que passa a ter um papel de mero coadjuvante.

A maioria dos estudiosos que produzem artigos científicos, acredita que uma dieta balanceada seja o suficiente para suprir as necessidades de proteínas e aminoácidos diários, embora grande parte dos fisiculturistas faça uso, rotineiramente de suplementos de aminoácidos. Aparentemente, esses indivíduos pensam que tais suplementos favorecem a performance, mas essa opinião é baseada, principalmente, em boatos ou na auto-experiência, sem um controle de dados, carecendo, portanto da objetividade necessária para convencer os cientistas. Discute-se muito sempre em Congressos o trinômio do bom rendimento: ALIMENTAÇÃO + HIDRATAÇÃO + REPOUSO. As pessoas só querem ouvir e saber sobre suplementação, mas estão esquecendo do principal estímulo que é o treino!

Segundo Lemon (1991) as proteínas são componentes essenciais da estrutura corporal, músculos, pele, membranas celulares, sangue, enzimas e material genético e podem ser subdivididas em várias categorias, todas compostas das mesmas unidades básicas, chamadas de aminoácidos.

Um programa de treinamento elaborado por um profissional de educação física competente e uma alimentação balanceada e saudável prescrita por nutricionista, são o segredo de uma boa qualidade de vida e, conseqüentemente, do bem estar total. Se for necessário suplementar só um profissional da área de nutrição, que seja qualificado poderá fazê-lo, portanto, NÃO USE SEM ORIENTAÇÃO!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas