Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

24/09/2010
Será que você está acima do peso?

Estou acima do peso? Preciso emagrecer... Amanhã vou começar uma “dieta”.. Emagrecer .. Emagrecer .. Emagrecer ..

Podemos ter uma pessoa que pese 49kg e estar gorda e uma com 95kg e estar magra. Como pode ? O peso de balança não nos diz muita coisa quando temos que saber sobre gordura corporal. Para mulheres o "normal" pode variar de 12 a 25% e para homens de 7 a 16%, dependendo do protocolo de medição utilizado. “A massa corporal isoladamente não é considerada um bom parâmetro para identificação de excesso ou carência dos diferentes componentes corporais (gordura, músculos, ossos e resíduos) ou ainda para avaliação das quantidades proporcionais desses componentes” (Costa, 2001).

Esse fenômeno pode ser verificado através da compulsão que as pessoas sentem por balança, afinal balanças são colocadas como chamariz nas farmácias, clinicas de estética e até academias e normalmente aqueles que por elas passam sempre se pesam.

Essa preocupação acontece porque as pessoas acham que se estiverem com o peso baixo estarão dentro dos padrões, e isso é impressionante, pois elas realmente acreditam nesse paradigma. O problema é que normalmente não existe uma preocupação com a saúde, o nosso maior bem.

O estado de saúde tem uma relação muito intima com a quantidade relativa de gordura que um determinado indivíduo possui e é essa quantidade pode determinar se ele deve ou não se submeter a uma dieta para redução do peso. E, não raro, os que se acham acima do peso, mesmo não estando, se submetem a um “regime” para redução do peso podendo, até mesmo, comprometer o bem estar físico geral.

Se fossemos nos basear nas tabelas de peso / altura, poderíamos, também, incorrer em erros (até mesmo no famoso índice de massa corpórea – IMC), pois essas são limitadas em relação à dimensão da Composição Corporal, por exemplo: um jogador de futebol americano profissional com 188 cm de altura e 116 kg de peso corpóreo, deveria ter, segundo as tabelas, o peso entre 78 e 88 kg, seguindo estes padrões este atleta deveria reduzir seu peso corporal em cerca de 28 kg, o que o impossibilitaria de continuar jogando futebol americano. O percentual de gordura (%G) deste atleta representa 12,7 % do seu peso corporal, o que é um bom percentual, ou seja, embora esse atleta tenha o peso muito maior do que a média padronizada, ele é um indivíduo magro, com uma grande massa muscular. Desse modo pode ser que alguns indivíduos sejam considerados pesados e não gordos.

Pesquisas do U.S. National Center for Health Statistics relataram que 50% das mulheres adultas nos EUA estão em regime para redução de peso porém somente 25% estariam necessitando de uma atitude dessa natureza. Portanto devemos parar de nos preocupar com o nosso peso total e passarmos a nos preocupar com nosso peso de gordura e massa magra, pois esse se correlaciona diretamente com nossa eficiência de trabalho corporal (qualidade de vida), com o distanciamento da tendência de se desenvolver doenças crônico-degenerativas e, é claro, a tal melhora da aparência física e problemas de auto conceito. Algumas doenças que deveríamos nos preocupar: (DAC) doença arterial coronariana, hipertensão arterial, diabetes tipo II, doença pulmonar obstrutiva, osteoartrite, certos tipos de câncer, até mesmo problemas de debilidades articulares por excesso de sobrepeso nas articulações.

Então a nossa preocupação não deveria ser com o peso e sim com a distribuição desse, ou seja, a Composição Corporal. Através desse conceito poderemos diagnosticar os valores relativos de massa de gordura e de massa magra.

A partir do diagnóstico é que poderemos fazer o prognóstico do tratamento, ou seja, do que o indivíduo necessita fazer para atingir os seus objetivos e as suas necessidades.

Dentre os métodos utilizados para se fazer o diagnóstico da Composição Corporal a que mais foi difundida entre os avaliadores físicos e nutricionistas, é o que emprega o uso de dobras cutâneas, talvez em função da praticidade,custo envolvidos e bom parâmetro de medição. Só não esqueça que há diferenças de protocolos e que a avaliação muda de um para outro, então a grande sabedoria está em seu corpo ser comparado com o mesmo protocolo. Ao ser avaliado procure saber qual o protocolo utilizado para você não correr o risco de achar que “engordou” ou “emagreceu” erroneamente..

Somente um bom profissional poderá utilizar o método que melhor lhe atenderá.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Nutrição e Saúde com Dra. Rosana Farah

Veja mais sobre Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

Veja a matéria sobre Protocolos de Composição Corporal, aqui.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas