Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

19/07/2006
Alimente-se bem, mesmo não estando em casa

Dicas de como evitar as tentações alimentares nas festas, passeios, viagens, cinema...

Quando preparamos em casa nosso almoço escolhemos os alimentos mais saudáveis e menos calóricos e, para evitar cair em tentação, nem colocamos na mesa os alimentos “engordativos”: frituras, doces, cremes, pavês... Mas, basta estar diante de uma dessas tentações alimentares que muita gente perde o controle e esquece da dieta. Por isso as refeições realizadas fora de casa são a maior preocupação de quem está de dieta para perder peso.

Atualmente muitas pessoas fazem, pelo menos, uma das refeições principais fora de casa. O trabalho em tempo integral, a distância entre o trabalho e nossa casa torna quase impossível a realização das refeições em casa.

Isso sem contar quando aparecem os convites para jantar, para festas de aniversário ou casamentos onde, todos sabemos, os pratos servidos são um dos maiores comentários. E aquele cineminha no domingo? Sempre nos faz pensar na pipoca! Um fim de semana na praia, uma festinha de aniversário de uma amiguinha de sua filha, o casamento de uma prima, enfim, várias situações envolvem alimentos mais calóricos deixam as pessoas que estão lutando contra as gordurinhas quase sem saída.

Não ir à festa ou ir e exagerar? A solução não é fugir das tentações nem se entregar e sim aprender a comer em todas as situações sem sair da boa alimentação. Em muitos restaurantes somos obrigados a sair um pouquinho da dieta por falta de opção de alimentos saudáveis. Porém, em qualquer tipo de restaurante que escolher ou em qualquer situação é possível evitar excessos. Basta conhecer as alternativas saudáveis de cada um deles e resistir às tentações.

EM RESTAURANTES

Churrascaria
Dê preferência às carnes magras, como filé mignon, alcatra, maminha ou carnes brancas como frango e peru. Para acompanhar escolha arroz branco, mandioca ou batata cozida e saladas, muitas saladas. Para couvert, escolha talos de salsão e erva-doce, cenoura e pepino em palitos. Na sobremesa, salada de fruta sem chantilly. Se for sorvete apenas o picolé de fruta.

Pizzaria
Satisfaça-se com 2 pedaços de pizza, que tenham como cobertura escarola, alho, brócolis, agrião, mussarela de búfula, queijo branco ou ricota.

Japonês
Abuse do missoshiro, shimeji, shitake, guioza cozido, sushi e sashimi.

Árabe
Ceda à tentação do michui de frango ou carne, esfiha, quibe assado. Cuidado com o recheio, geralmente contém muita manteiga. Um pouco de coalhada seca para acompanhar é uma boa pedida.

Cuidado com os pratos que levam tahine (pasta feita de gergelim muito calórica), como homus e babaganuche.

Self-Service
Comece pelas saladas cruas e em folhas. Escolha uma carne grelhada ou assada, sem molhos. Para acompanhar legumes refogados com um alimento de cada uma das seguintes opções:

1- arroz, batata cozida, mandioca cozida, milho verde, purês, farofa ou macarrão ao sugo e;

2- feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico ou soja.

Italiano
Dispense os antepastos. Escolha massas sem recheio, como espaguete, talharim, rigatoni, fusili, penne e peça um molho de tomates simples (ao sugo) ou um molho à primavera (à base de legumes). Evite molho branco e molho de queijo, pois geralmente são feitos com creme de leite e queijos muito gordurosos. O molho carbonara também deve ser evitado, pois um dos seus ingredientes é o bacon que tem muita gordura. Uma salada de entrada é sempre bem vinda.

Chinês
Cuidado! Quase todas as preparações são muito gordurosas. Peça yakissoba de legumes, arroz chinês, carne desfiada com broto de bambu e outros vegetais como o brócolis.

Português
Primeiro: peça que seu prato seja preparado sem azeite! Experimente bacalhau na brasa, pargo assado, batatas aos murros, arroz de tomate, acorda e caldo verde.

Lanchonete
Peça seu lanche sem maionese e com molhos à parte, para que você possa dosar a quantidade. Prefira pão integral, pão sírio, pão de hot-dog ou pão francês. Escolha entre estes ingredientes para o preparo do seu lanche: queijo branco, ricota ou cottage, presunto de peru ou frango, blanquet de peru ou frango, salsicha de peru ou frango, peito defumado de peru ou frango, hambúrguer assado, alface e tomate. Escolha suco em vez de refrigerante.

EM OUTRAS SITUAÇÕES

Em viagens de avião

Contate a companhia aérea com antecedência para solicitar a refeição especial.

Em aniversários, casamentos e coquitéis
Não saia de casa com fome para não “atacar” as bandejas. Resista aos queijos amarelos e frios à base de carne de porco. Procure por queijos como ricota, queijo branco e mussarela de búfula, assim como frios à base de frango e peru. Se houver salgadinhos, opte pelos assados, como esfiha, empadas e pãezinhos com patês de queijo branco ou ricota com ervas. Desligue-se das frituras e empanados que, apesar de assados, levam muita manteiga na massa.

No barzinho
No encontro com amigos em alguma casa noturna resista aos petiscos mais gordurosos. Evite batata frita e provolone à milanesa. Peça uma porção de queijo branco ou mussarela de búfula temperada com ervas, palmito, champignon ou batatinhas cozidas temperadas com pouco vinagrete.

Na praia
As opções mais saudáveis são picolés de frutas, milho verde, água de coco e alguns sucos. Além de água, muita água. Evite porções de peixe frito e queijos à milanesa.

No cinema
A vontade irresistível de atacar a pipoca, chocolates, balas e doces pode ser resolvida com uma barra de cereal light. Evite a pipoca, principalmente com sabor de manteiga ou margarina.

No trabalho
Programe um lanche para o meio da tarde com iogurte de frutas dietético, fruta ou suco natural, bolachas de água e sal ou barra de cereais light.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas