Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

18/09/2010
Carboidratos e hipoglicemia

Há muitas pessoas que não são diabéticas mas podem ser sensíveis aos carboidratos. Reclamações que incluem dor de cabeça, tontura, e possivelmente muita fome apenas 1 hora após ter comido uma grande porção de amido ou açúcar, pode sugerir uma reação hipoglicêmica. Reação hipoglicêmica é a condição em que o corpo produz excesso de insulina em resposta a uma dose alta de carboidrato. Como a insulina é responsável pela mobilização da glicose do sangue para a célula, a produção excessiva de insulina pode baixar rapidamente a glicose no sangue e resultar nos sintomas acima.

A reação hipoglicemica pode ser controlada com uma dieta. Se você acha que tem reação hipoglicêmica, siga as dicas abaixo:

Coma 6 vezes ao dia. Não exceda 4 horas sem comer. O ideal é comer a cada 2 ou 3 horas.

Quando comer, selecione alimentos de 2 ou mais grupos. Os grupos incluem amido, proteína, vegetais, leite e derivados, frutas e gorduras. Por exemplo, ao invés de comer somente uma maçã como lanche, coma junto com queijo e algumas bolachas "crackers". Se forem integrais, melhor ainda.

É bom incluir alimentos com proteínas durante as refeições, porque ajuda a controlar a glicose no sangue. Alguns exemplos de alimentos com proteína: queijo tipo cottage, peito de peru ou frango, atum, ovos (de preferência só a clara), etc.

Evite sucos naturais de fruta e bebidas de fruta. Apesar de saudáveis, eles contém 100% de açúcar e pode fazer com que você se sinta mal após uma hora.

Coma frutas frescas 2 vezes ao dia. Frutas são boas, mas com moderação. É melhor comê-las com outros alimentos, pois elas diluem o açúcar dos mesmos.

Coma vegetais à vontade. Você pode comer 3 xícaras de vegetais ao dia. Alguns exemplos: brócolis, tomates, cogumelos, feijões verde, alface, etc. As exceções são: milho, ervilhas, batatas, batata doce, abóbora. Estes vegetais são classificados como amidos.

Coma amidos tais como: pães, cereais, massas, vegetais de amido e grãos com moderação. Distribua os alimentos durante as refeições ao longo do dia. Você pode comer pão, "crackers", etc., como lanche entre as refeições.

Evite refrigerantes com açúcar, doces, balas, chocolates, etc.

Procure sempre a orientação de um médico ou nutricionista

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas