Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

10/09/2010
Futebol, santo remédio?

Um pesquisador francês acredita ter encontrado uma maneira de reduzir o risco de ataques cardíacos: recomendar que as pessoas assistam às vitórias de seus times em emocionantes jogos de futebol.

Estudos anteriores já haviam indicado que a paixão e a tensão presentes em uma importante partida de futebol podem, literalmente, provocar uma parada cardíaca.Os pesquisadores haviam observado que o número de ataques cardíacos na Inglaterra aumentou em 25% quando a Argentina derrotou a seleção inglesa em 2003, nos pênaltis, nas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 1998.

Agora, no entanto, uma outra pesquisa publicada no jornal especializado Heart, afirma que um jogo de futebol pode provocar os efeitos contrários quando o torcedor assiste à vitória de seu time.

· Tendência

Os pesquisadores estudaram os índices de mortes por ataques cardíacos na França durante o período em que a seleção francesa venceu o Brasil na decisão da Copa do Mundo de 1998.

Nos cinco dias anteriores e posteriores à partida decisiva, a média diária de mortes provocadas por ataques cardíacos entre os homens foi de 33. No dia da final, no entanto, o número caiu para 23.

Os pesquisadores observaram uma tendência semelhante entre as mulheres: no período em torno da decisão, a média de mortes por ataques cardíacos foi de 28; no dia da final, o número caiu para 18.

O estudo afirma que o fenômeno observado pode ser o resultado de uma combinação dos baixos níveis de atividade física registrados quando uma pessoa está assistindo televisão com a euforia de uma vitória, o que provocaria uma redução nos níveis de estresse.

Alerta

Médicos, no entanto, alerta quanto às possíveis interpretações precipitadas que a pesquisa pode gerar. Embora muitas pessoas ficariam satisfeitas em ouvir que uma vitória da seleção poderia reduzir os riscos de um ataque cardíaco, isso não é tão simples. O desenvolvimento de camadas de gordura dentro das artérias coronárias, que provoca doenças cardíacas, é normalmente o resultado de muitos anos e de um estilo de vida marcado por diversas características, incluindo uma dieta pobre, o hábito de fumar e a falta de atividades físicas.

Os médicos concluíram que em cerca de 70% dos casos, as pessoas sofrem um ataque cardíaco quando estão descansando.

Veja mais sobre o assunto na coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas