Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

27/08/2010
Perigos do excesso de atividade física

Oxidar gordura é um processo relativamente"rápido". Se há uma prática de atividades aeróbias, orientadas em 30 dias já é possível sentir diferenças no corpo, visualmente juntamente com a redução na alimentação. No entanto, ganhar músculo é um trabalho bem mais demorado.

O "over training" sobrecarrega o organismo. Pesos em excesso podem interferir seriamente nos ossos e nas articulações, acarretando lesões ortopédicas. Por isso, ganhar músculos em pouco tempo pode ser bem perigoso.

O excesso de treinamento com atividades aeróbias também sobrecarrega o coração, pois aumenta a espessura de sua parede. Ao invés de ficar mais eficiente, pode gerar sérios problemas. Além disso, o "over training" aumenta a freqüência cardíaca, que sem um controle adequado, pode levar o indivíduo até a morte, sobretudo se tiver mais de 40 anos.

É comum pessoas idosas exagerarem na atividade física por acreditarem que estão fazendo bem ao coração, desconhecendo os riscos para sua vida.

O excesso de exercícios leva ainda ao envelhecimento precoce, por aumentar a produção de radicais livres. Um maratonista vai aparentar ser mais velho. Como tudo na vida, moderação é o melhor, por isso, prefira sempre o acompanhamento de professores de Educação Física especializados. Faça antes uma Avaliação e Orientação Física.

Os exercícios ajudam você a manter o corpo em forma, alivia o stress e estimula o seu metabolismo. Mas uma vida agitada pode não permitir que você tenha tempo de ir à academia. Entrar numa academia pode, também, ser muito caro para o seu bolso. Qual a solução? O Sentir Bem te ensina a se exercitar em casa com o personal trainer, que vai te indicar os melhores exercícios aeróbicos, de musculação e de alongamento, ou seja, uma rotina diária de atividades que se encaixa com o seu perfil. É muito fácil de fazer em casa e vai ajudá-lo(a) a manter o físico em dia! Confira!

Empresas evitam executivos obesos

Você está acima do peso e acha que seu trabalho não tem nada haver com isto ? Errado ! Estudos recém-publicados, conduzidos por pesquisadores ligados à Organização Mundial de Saúde, revelam um dado impressionante: pela primeira vez na história da humanidade, a quantidade de pessoas gordas supera a de subnutridos. Os gordos seriam 1,1 bilhão de pessoas. À primeira vista, a obesidade pode parecer um pequeno descuido e ser tratada como problema de caráter pessoal. Mas não é. Comer muito e exercitar-se pouco, fatores determinantes para o excesso de peso, afetam também os executivos das empresas.

Devido a problemas com obesidade, as empresas chegam a perder alguns bilhões de dólares ao ano. Entre outras razões, porque muitos negócios deixam de ser realizados, ou precisam ser reorientados quando um executivo é obrigado a ausentar-se do trabalho.

A substituição de um executivo por causa de um ataque cardíaco pode se transformar num verdadeiro pesadelo econômico para uma empresa. Minimizar os riscos de doenças deve ser prioridade em empresas que direcionam responsabilidades decisórias aos seus executivos.

A obesidade como fator de risco para várias doenças, entre elas, o infarto, o derrame, a hipertensão arterial, a diabete, etc. A pesquisa conduzida por um cardiologista mostra que nos Estados Unidos 40% dos executivos são obesos e cerca de 75% não costumam praticar atividade física na maioria dos dias. Preguiça?! Nem sempre. Aparentemente, tem sido difícil conciliar o corre-corre diário com uma sessão de exercícios ou com uma preocupação maior com a alimentação. O estudo sugere que as companhias providenciem um acompanhamento para educar seus funcionários sobre os riscos da obesidade, encorajando-os a praticarem atividades físicas regulares e trocarem as calorias dos sanduíches engolidos às pressas por alimentos mais saudáveis. Diminua seu peso com uma dieta alimentar e organize sua agenda de forma a incluir 30 minutos de exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.

Eis a receita para prevenir a obesidade, e garantir sua produtividade, consequentemente, seu emprego

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Musculação com Prof. Amauri Altieri

Veja também o Módulo de Corrida e a Coluna de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas