Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

02/07/2010
Tire as dúvidas sobre a saúde dos olhos!

Sim ou não? Mito ou verdade?
Listamos as principais dúvidas sobre saúde ocular para você, confira!




O que se diz por aí...Mito?Verdade?
É verdade que para curar o terçol basta molhar o dedo na boca três vezes, em jejum e passar no olho?Não, esta é uma crença popular, que só tem valor histórico e cultural para alguns. “Após o diagnóstico do oftalmologista, o tratamento do terçol é feito, na fase aguda, com aplicação de calor úmido, colírios ou pomadas com antibióticos. Se o paciente for idoso ou muito debilitado é preciso dar uma cobertura sistêmica de antibiótico por via oral, porque a irrigação da pálpebra é muito rica e a infecção pode disseminar-se. Caso haja vazamento de material, recomendam-se compressas frias, no tratamento final do processo inflamatório”, explica a oftalmologista Sandra Alice Falvo, que integra o corpo clínico do IMO, Instituto do Moléstias Oculares.
É recomendável esperar a catarata amadurecer para poder operar? Como não existe tratamento clínico para a catarata, a única maneira de impedir o avanço da doença e a perda da visão é a cirurgia para a remoção do cristalino opaco e a colocação de uma lente intra-ocular artificial. “A cegueira causada pela catarata pode ser reversível nos casos em que não há outras doenças oculares associadas, como a degeneração macular, a retinopatia diabética ou o glaucoma. É preciso lutar contra esta antiga crença muito arraigada na população: a deixar a catarata ‘amadurecer’ para depois operá-la. Quanto mais cedo for feita a cirurgia, mais rápida será a reabilitação visual”, alerta o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
Limão é bom para clarear os olhos vermelhos?“Não, o limão é totalmente contra indicado para uso ocular, pois pode provocar uma irritação muito séria nos olhos, podendo ocasionar até uma úlcera na córnea. Para aliviar os sintomas provocados por alguma irritação, o recomendável é consultar o oftalmologista, que poderá prescrever um colírio anti-séptico, antiinflamatório ou a lágrima artificial” recomenda a oftalmologista Sandra Alice Falvo.
Leite materno pode curar a conjuntivite?Não. O leite materno é um bom alimento, mas não é medicamento. Se o bebê ou qualquer outra pessoa da família tiver conjuntivite, leve-o ao oftalmologista. Uma vez diagnosticada a provável causa da conjuntivite, o oftalmologista pode prescrever o tratamento adequado. “Se esta tiver origem bacteriana, utiliza-se a antibioticoterapia, se a causa for virótica, emprega-se o tratamento para alívio dos sintomas, bem como hábitos especiais de higiene, ajudando desta forma, a controlar o contágio e a evolução da doença”, diz Centurion.
Ler com pouca luz pode enfraquecer a visão? E estudar demais pode enfraquecer a minha visão?Não. Ler ou estudar num ambiente mal iluminado pode cansar ou dificultar a leitura, mas não enfraquece a visão. “Nenhum esforço visual é prejudicial ao olho, qualquer que seja a idade da pessoa. Se ela precisar de óculos não será porque estudou ou leu demais ou de menos”, diz Sandra Alice Falvo.
Se eu tiver um filho, posso transmitir o daltonismo a ele?“O daltonismo é uma deficiência hereditária de transmissão bastante peculiar, homens daltônicos vão transmitir o gene do daltonismo somente para suas filhas, nunca para os filhos. As filhas não manifestam o daltonismo, mas têm uma chance de 50% de transmiti-lo para seus filhos homens. Portanto, um homem daltônico só tem possibilidade de ter netos daltônicos se tiver filhas, que serão sempre, e somente, portadoras, e a possibilidade desses netos serem daltônicos será sempre de 50%”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion.
Os computadores prejudicam os olhos?Não, mas é bom saber que a era da informática provocou um aumento na incidência da fadiga visual nos usuários de computadores. O resultado disto são olhos irritados ou vermelhos, "ressecados", lacrimejantes, coceira, “cansaço na vista”, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir foco, visão de cores alteradas, halos ao redor dos objetos, visão embaçada ou dupla... São muitos os sintomas da fadiga visual ou CVS, (Computer Vision Syndrome), o equivalente a "Síndrome da Visão do Usuário de Computador". “Além dos problemas enumerados, a pessoa pode sentir dores de cabeça, na nuca, nas costas e espasmos musculares. A luminosidade da tela faz as pupilas se fecharem, além de provocar esforço muscular, sonolência e cansaço visual. A Síndrome é caracterizada por sintomas oculares que aparecem durante ou após o uso prolongado do computador. O fato do usuário do computador piscar menos diante do monitor também afeta a visão. Piscar é fundamental, pois faz a troca do filme lacrimal, uma película de lágrima que fica sobre a córnea, responsável pela manutenção da umidade dos olhos, indispensável para uma boa visão”, recomenda a oftalmologista Sandra Alice Falvo.
Ver muita televisão prejudica a visão?Assistir TV não prejudica os olhos ou a visão. Há menos esforço visual ligado à TV do que em atividades como ler ou escrever. “Mas aqueles que assistem TV por um longo período de tempo podem desenvolver cansaço visual. Uma iluminação muito forte, por exemplo, tende a reduzir o contraste na tela e "desmoronar" a imagem. É bom evitar luzes ou reflexos que possam interferir na tela. O melhor é assistir a TV a uma distância de, pelo menos, 5 vezes o tamanho da imagem. Se uma criança persiste em ver TV a uma distância muita curta, a visão dela precisa ser checada, pois ela pode ter miopia”, alerta o oftalmologista Virgilio Centurion.
É verdade que óculos “vicia” a pessoa?Não, os olhos normalmente não se tornam dependentes dos óculos ou das lentes de contato. Se a visão é melhorada pelo uso dos óculos ou das lentes, o paciente estará naturalmente inclinado a usá-los regularmente. “Crianças míopes, muitas vezes, necessitam, durante alguns anos, de uma atualização freqüente de suas lentes, mas esta necessidade é uma característica inerente à miopia, apresentada gradualmente durante os anos de crescimento. Não se relaciona com ‘estar viciado’ nos óculos ou com qualquer efeito decorrente do uso de óculos. Da mesma forma, adultos com mais de 40 anos necessitam de óculos para leitura, reforçados em grau periodicamente. Isto resulta da progressão natural da presbiopia e não do fato de ter usado óculos ou lentes corretivas durante muito tempo. Abster-se do uso de lentes prescritas não salvam os olhos ou previnem uma necessidade futura de óculos”, explica a médica.
Quem tem baixo grau de miopia não precisa usar óculos, basta fazer exercícios para os olhos?Quem possui um grau muito baixo de miopia - entre 0,25 e meio - pode optar por não usar óculos. Dependendo da atividade profissional da pessoa é possível conviver com a miopia sem o uso de óculos. “Entretanto, é bom reforçar que a idéia de que com o uso dos óculos a miopia pode aumentar não é verdadeira. Outra informação incorreta é a de que existem ‘exercícios’ que possam ser feitos para melhorar a visão. Não há nenhum exercício que possa corrigir a miopia”, informa o oftalmologista Virgilio Centurion.
Devemos utilizar colírio para manter os olhos limpinhos todos os dias?Usar colírio todos os dias para "clarear "ou "limpar os olhos” é desnecessário. O melhor colírio para a limpeza dos nossos olhos são as nossas próprias lágrimas. Mesmo sabendo que é perigoso comprar remédios com base na indicação de amigos, vizinhos, muitas pessoas ainda recorrem à automedicação regularmente. “O perigo desta prática para a visão é grande. Muitas vezes, estes remédios não prescritos pelo oftalmologista causam novas doenças, mascaram os sintomas da real moléstia ou, ainda, não têm efeito nenhum, fazendo com que o incômodo e o mal estar do paciente persistam. Sem a devida indicação médica, a única coisa que se pode passar nos olhos é água limpa”, alerta o diretor do IMO.
É verdade que vai nascer uma verruga no meu dedo se eu olhar diretamente para o sol ou para um eclipse?Olhar para o sol não faz com que apareçam verrugas nos dedos. “É muito perigoso olhar diretamente para o sol ou para um eclipse solar porque a intensa radiação luminosa pode queimar as delicadas células fotoreceptoras de luz da retina. Quando isto acontece, estas células não se regeneram e a perda visual é permanente. Neste caso, o único remédio é a prevenção. É preciso se prevenir de todas as radiações luminosas intensas, tais como: soldas, luz ultravioleta ou radiação solar”, aconselha Sandra Alice Falvo.
Ler no carro ou no ônibus pode descolar a retina?A retina é a região do olho que recebe a luz e a transforma em sinais que serão enviados para o cérebro. Ela está localizada no fundo do olho e mantém as estruturas oculares no lugar com uma espécie de gelatina chamada humor vítreo. “Apenas uma lesão muito forte, como uma pancada, é capaz de provocar o descolamento da retina. Apenas pessoas muito idosas ou que têm miopia acima de 8 graus é que podem ter a retina descolada sem motivos aparentes. A leitura no carro ou no ônibus não interfere neste processo”, explica Virgilio Centurion.
Usar maquiagem todos os dias faz com que as lágrimas sequem?Não necessariamente. A utilização de cosméticos na região dos olhos pode ser prejudicial quando a maquiagem está com a data de validade vencida, podendo causar desde uma simples irritação até a perda da visão. “Outra implicação do uso freqüente da maquiagem ao redor dos olhos é um possível entupimento da saída das glândulas onde são produzidas parte das lágrimas que protegem os olhos. Com o prejuízo da qualidade da lágrima, a lubrificação ocular fica muito irregular. Surgem então sintomas de ressecamento do olho, piora da qualidade da visão e até alterações no processo de cicatrização ocular”, afirma a oftalmologista Sandra Alice Falvo.


Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cirurgia Plástica e Saúde com Dr. Alan Landecker





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas