Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

18/06/2010
Cardíacos e hipertensos devem tomar cuidado durante os jogos da Copa do Mundo

Check-up periódico, assistir aos jogos em ambientes calmos, sem exagerar nos petiscos e bebidas, e até evitar ver os jogos mais emocionantes são formas de prevenir infarto e acidente vascular cerebral

Torcedores com problemas cardíacos e hipertensos precisam estar atentos e tomar cuidados para não sofrer complicações enquanto assistem aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Estas pessoas estão mais suscetíveis a sofrer algum problema cardiovascular durante os momentos mais tensos das partidas de futebol, principalmente quando é o Brasil que está em campo.

Quando uma pessoa com problemas cardíacos ou com predisposição passa por um momento de tensão, inclusive quando acompanha uma partida de futebol, o corpo produz e libera uma quantidade maior de adrenalina, o que aumenta a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo organismo. Se há obstrução ou estreitamento nas artérias e veias coronárias, pode ocorrer infarto ou derrame cerebral.

De acordo com o Dr. Januário Manoel de Souza, cirurgião cardiovascular da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br), cardíacos e hipertensos devem se prevenir não apenas em datas como estas, mas durante todo o ano. “Pessoas com histórico de problemas cardíacos ou com hipertensão devem fazer um check-up periódico. Agora, para a Copa, é uma ótima oportunidade”, alerta o especialista. Quem tem casos na família, mulheres que já entraram na menopausa e homens com mais de 40 anos também precisam ficar alertas durante as partidas da Copa.

O médico chama atenção para o ambiente onde os jogos forem assistidos, “Recomendo que a pessoa cardíaca ou hipertensa assista as partidas da seleção de maneira calma, em ambiente aberto e, principalmente, evitando aglomerações”. Durante as exibições, os petiscos também podem influenciar na saúde do torcedor. Para o cardiologista, os excessos têm de ser evitados – “o indivíduo tende a ficar nervoso e a consumir grande quantidade de bebida e petiscos gordurosos durante os jogos. Já os fumantes aumentam o número de cigarros em momentos de tensão”, afirma.

O especialista ainda recomenda que pessoas muito emotivas e que já possuem um problema cardíaco sério não assistam as partidas de maior emoção. Os companheiros de torcida precisam ficar atentos se o indivíduo cardíaco começar a ficar muito vermelho durante a partida. Neste caso, o recomendável é levá-lo a um lugar mais calmo, longe da euforia e onde haja boa circulação de ar.

Estudo comprova risco maior de infarto durante jogos de Copa do Mundo

De acordo com um estudo publicado pelo New England Journal de Medicina e realizado em Munique, na Alemanha, durante a Copa de 2006, o índice de eventos cardiovasculares aumenta durante das partidas do Mundial de futebol.

Os autores do trabalho avaliaram 4.279 pacientes atendidos durante a Copa do Mundo da Alemanha com eventos cardiovasculares em 15 emergências de Munique. Todos assistiam a jogos pela televisão. O estudo comprovou que o risco de infarto do miocárdio é 2,6 vezes maior em homens durante a disputa do mundial de futebol do que em períodos sem jogos. No caso das mulheres, o risco é 1,8 vezes maior. Também foi possível observar que o número de eventos cardíacos aumentou nas primeiras duas horas após o início das partidas, ou seja, durante a realização dos jogos.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Cardiologia e Saúde com Dr. Augusto Uchida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas