Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

11/06/2010
Ginástica em casa

Especialistas garantem que, com a malhação feita no lar, doce lar, o aumento de resistência no organismo e a melhoria na qualidade de vida são significativos. Um estudo do Instituto Cooper para Pesquisa Aeróbica, em Dallas (EUA), comprovou que, em um período de dois anos, os benefícios de fazer ginástica em casa e de um programa de exercícios moderados na academia acabam sendo equivalentes. Além disso, o fato de estar adotando um estilo de vida ativo influencia na saúde. Mais ainda: ao malhar você diminui em 54% a probabilidade de morrer de problemas cardíacos e tem 37% menos risco de desenvolver câncer.

Outra vantagem é a praticidade. A maioria das mulheres alega que não tem tempo para fazer ginástica em academia. Então, nada melhor do que aproveitar um tempinho entre as tarefas domésticas para mexer o corpo. E pode ser até divertido: ligue o som ou a tevê enquanto executa os movimentos. Você vai ter muito mais disposição de enfrentar a maratona que é o seu dia-a-dia...

Além da ginástica localizada, você também pode fazer exercícios aeróbicos caseiros. Varrer o chão ou passar aspirador em ritmo acelerado ajuda a perder peso - e é uma ótima forma para aliviar o estresse. Parece bobagem? Não é, não. Lavar o chão por 15 minutos ou encarar uma faxina durante uma hora, por exemplo, são tarefas que queimam 100 calorias. Vale também usar escadas no lugar do elevador, estacionar o carro mais longe, dar uma caminhada até a padaria, descer do ônibus um ponto antes... É só usar a imaginação e mandar ver!

Especialistas garantem que é possível ficar em forma com qualquer tipo de atividade física, desde que se tenha organização e método. Por isso, de nada adianta você começar com tudo e largar no terceiro dia. A persistência é fundamental. Tem que ter regularidade, o que significa praticar no mínimo três vezes por semana. Também é importante respeitar o limite do próprio corpo. Se o aluno não exagerar, vai sentir mais prazer na ginástica. E aí tudo fica fácil.

Se há muito tempo você não se exercita, comece fazendo essa aula duas vezes por semana (em dias alternados). Depois de quinze dias, aumente a freqüência para três vezes por semana (dias alternados). Quando sentir que o corpo está se acostumando, procure realizar todo dia.

A partir do momento em que ficarem fáceis demais, você pode comprar um par de caneleiras para intensificar os movimentos ou aumentar o número de repetições (até 30). Vá em frente e não desanime!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini. Musculação com Prof. Amauri Altieri e Motivação e Liderança com Nilson Redis Caldeira





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas