Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

05/06/2010
Cinco dias, cinco caldos!

O cardápio da semana está pronto. As noites frias do inverno pedem comidas mais quentes, momento ideal para consumir os saborosos caldos à base de legumes. O preparo é prático, rápido e os benefícios à saúde são diversos.

Para iniciar a semana, que tal um caldo de cenoura? O alimento é fonte de betacaroteno, um poderoso antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce, aumenta a imunidade e ainda combate infecções.

Para um caldo verde, a couve é uma ótima opção. A hortaliça é rica em vitamina C e cálcio, que ajuda a evitar a osteoporose. Já a mandioquinha, muito utilizada em caldos, contém minerais como fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.

Rico em licopeno, substância que ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata, o tomate também contém vitamina C, que contribui para aumentar a resistência às infecções e ajuda na cicatrização.

Para temperar os caldos, a nutricionista Laisa Alves recomenda a cebola. “Ela é rica em sais minerais como ferro, fósforo e cálcio. É um excelente diurético, que ajuda na eliminação das substâncias tóxicas”, explica.

De acordo com Laisa, o preparo dos caldos pode ser feito na panela de pressão, sendo que os alimentos devem ser colocados na água fria para melhor extração das vitaminas e minerais.

Caldo de cenoura

Ingredientes: 300g de cenouras; 400g de batatas; 1 tablete de caldo de legumes; 1 peito de frango; 2 colheres (sopa) de molho de tomate; 2 colheres (sopa) de margarina. Tempere a gosto.

Modo de preparo: Cozinhe as cenouras e as batatas, bata no liquidificador e reserve. Cozinhe o frango, desfie e reserve. Coloque numa panela 2 colheres de margarina com um pouco de tempero, o caldo de legumes e adicione o frango desfiado. Em seguida, acrescente o caldo de cenoura com batata e adicione 2 colheres (sopa) de molho de tomate. Deixe ferver e sirva com pão francês.

Caldo de batata

Ingredientes: 1kg de batata inglesa; 2 cebolas; 2 tabletes de caldo de frango; 1 peito de frango.

Modo de preparo: Coloque a batata descascada com a cebola para cozinhar. Após cozida, bata no liquidificador. Cozinhe o peito de frango e o desfie. Leve a batata batida no liquidificador à panela. Coloque o caldo de frango e acrescente sal, se necessário.

Caldo de mandioquinha

Ingredientes: 1kg de mandioquinha; 2 litros de água; 400g de bacon em cubinhos; 1 cebola grande; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 lata de creme de leite; 1 pacote de queijo ralado.

Modo de preparo: Ferva a mandioquinha em 2 litros de água. Depois, bata tudo no liquidificador e reserve. Frite a cebola no azeite, junte o bacon, o caldo da mandioquinha e o queijo ralado. Apague o fogo e coloque o creme de leite.

Caldo de couve

Ingredientes: 1 maço de couve; 2 gomos de linguiça calabresa picados; 1 colher (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de coentro; 800g de batatas; 1 cebola; 2 dentes de alho; sal a gosto.

Modo de preparo: Lave e corte a couve em pedaços. Cozinhe a couve com a cebola, as batas e o alho. Tempere com sal, espere esfriar e bata no liquidificador. Frite a calabresa no azeite e misture com o caldo da couve. Acrescente o coentro e sirva.

Caldo de tomate

Ingredientes: 1 colher (sobremesa) de azeite; ½ cebola picada; 1 dente de alho picado; 300g de tomate picado, sem pele e sem semente; 1 copo (200ml) de água fervente; 1 colher (sobremesa) de purê de tomate; ½ copo de iogurte natural desnatado; uma pitada de açúcar; sal a gosto.

Modo de preparo: Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Junte os outros ingredientes, exceto o iogurte, e ferva por 20 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e bata no liquidificador. Acrescente o iogurte e sirva.

Quer tomar sopas saborosas e saudáveis?

Sentir Bem
Al. Lorena, 355
Tel. (11) 2361-8678
Das 11h30min às 15h30min

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas