Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

21/05/2010
Cafeína na dose certa

As reais propriedades do café e sua relação com os diversos órgãos do nosso corpo, no entanto, só nos tempos atuais são avaliadas sem preconceitos. O tipo de planta – se arábica ou robusta – a maneira de torrar os grãos e o modo de preparo interferem em suas propriedades, assim como os componentes do café, sobretudo os ácidos clorogênicos. Estes, após a torrefação (que não seja excessiva), dão origem a diversos quinídeos que apresentam benefício como antioxidantes, antidiabéticos, pois aumentam a captação da glicose, têm um efeito opióide (antialcoolismo) e têm papel também na microcirculação sanguínea.

É bom começar a reparar, por exemplo, no número de cafezinhos que você bebe por dia. Muitas vezes, sem perceber, você pode estar exagerando. É um cafezinho para despertar, um para trabalhar, cafezinho depois do almoço, no lanche, cafezinho para fazer serão... E ainda tem aquele copo de refrigerante na hora do almoço e uma xícara de chá antes de dormir. Não sabia que a cafeína também está presente nestas bebidas? Será que você anda consumindo muita cafeína?

Se sua rotina é parecida com a descrita anteriormente, é bom começar a se controlar: em excesso, a cafeína pode prejudicar a sua saúde.

Por ser um poderoso estimulante, no momento que é ingerido, o corpo reage: o sistema nervoso é logo acionado, glândulas liberam adrenalina, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose. Por isso, a cafeína é conhecida como uma grande aliada para aumentar a disposição, melhorar a concentração e mandar o sono embora.

Não exagere

Quando consumida em exagero, a cafeína acelera o ritmo cardíaco, faz a pressão subir e os rins trabalharem mais, aumentando a vontade de urinar. Ela também causa prisão de ventre, acelera a perda de cálcio pelos rins e pode levar à desidratação. Muita cafeína também costuma deixar a pessoa nervosa, irritada e com dificuldade para dormir.

Dra. Rosana Farah, nutricionista, exemplifica com a explicação da IFIC - International Food Information Council : “o ideal é consumir, no máximo, 300mg de cafeína por dia, o que equivale a três xícaras de café”. Mas esse limite pode variar, já que cada pessoa tem um grau diferente de sensibilidade à cafeína.

QUEM DEVE EVITAR - Elevação discreta da concentração de homocisteína e de colesterol no sangue foi observada em alguns estudos, não consistindo, porém, suficientes para aumentarem o risco cardiovascular.

Em relação ao aparelho digestivo o café estimula a secreção de ácido gástrico não sendo, portanto, recomendado para indivíduos portadores de úlcera ou gastrite, ou ainda, para aqueles que apresentam refluxo gástrico, pois pode agravar estas doenças e os sintomas a elas correlacionados.

Uma crença equivocada é a de que o café pode causar comprometimento da absorção da vitamina D e levar a osteoporose. Quando ingerido moderadamente não são observados estes efeitos.

Se você for muito sensível, pode tomar uma única xícara de café e sentir os efeitos por até seis horas. Se for mais imune, pode beber vários cafezinhos à noite e ainda dormir tranqüilamente.

Mas há um consenso: consumir cafeína em grandes quantidades pode causar uma espécie de dependência. Parece exagero? Então faça um teste: experimente parar de consumir cafeína repentinamente. Logo, vão aparecer sintomas como dor de cabeça intensa, irritabilidade, depressão e cansaço exagerado.

Mas, felizmente, esses efeitos são temporários.

Onde tem?

Não é só no café que encontramos a cafeína. Ela está presente em mais de 60 tipos diferentes de plantas e também pode ser sintetizada industrialmente. Chocolate, chimarrão, chá preto, guaraná, bebidas energéticas e refrigerantes de cola são alguns dos alimentos que possuem cafeína.

A quantidade de cafeína varia de um alimento para outro. Para você não se perder na hora de controlar a quantidade de cafeína ingerida durante o dia, confira a tabela abaixo e verifique quanto da substância cada bebida ou alimento carrega consigo.

Valores de cafeína encontrados:

Chocolate ao leite - 30g - 60 mg

Café instantâneo - 1 xícara pequena (50ml)- 22 mg

Refrigerantes tipo cola - lata (355ml) - 37 a 45 mg

Café coado - 1 xícara pequena (50ml) - 39 mg


Café instantâneo - 1 xícara grande (240ml) - 106 mg

Chá em saquinho - 1 xícara grande (240ml) - 3,2 mg

Leite achocolatado - 1 copo (240ml) - 5 mg

Café coado - 1 xícara grande (240ml) - 186 mg

Fique atento(a) pois a cafeína está presente em diversos alimentos, não só no café. Agora, é só ficar atento ao consumo exagerado da substância. A sua saúde agradece!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas