Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

14/05/2010
Vitaminas e minerais podem ajudar obesos a perder peso e melhorar as taxas de colesterol

Realizada pelo Departamento de Nutrição e Higiene Alimentar da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Medicina de Harbin, na China, a pesquisa partiu do pressuposto de que indivíduos obesos em geral têm maior probabilidade de apresentar menores concentrações ou menor biodisponibilidade de minerais e/ou vitaminas no sangue. O estudo teve como objetivo entender os efeitos da suplementação de micronutrientes no controle do peso corporal, balanço energético e metabolismo de lipídios em indivíduos obesos.

Foram avaliadas 96 mulheres chinesas obesas, com índice de massa corporal acima de 28 Kg/m² e idade entre 18 e 55 anos, em um estudo de 26 semanas comparativo, duplo cego e controlado por placebo. As pacientes foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu suplemento de multivitamínico e mineral, o segundo, somente suplemento de cálcio de 162 mg e o terceiro um comprimido de placebo diariamente durante o período do estudo.

Neste período foram medidos: peso corporal, IMC, circunferência da cintura, massa gorda, massa magra, gasto energético de repouso, quociente respiratório, pressão arterial, glicose plasmática e insulina sérica de jejum, colesterol total, colesterol de lipoproteína de alta e baixa densidade (LDL-C e HDL-C) e triglicérides.

Do total, 87 pacientes concluíram o estudo. Após 26 semanas, em comparação com o grupo que recebeu placebo, as pacientes que receberam o multivitamínico apresentaram peso corporal, IMC, massa gorda, colesterol total e LDL-C (colesterol de alta densidade) significativamente menores e gasto energético de repouso e HDL-C (colesterol de baixa densidade – colesterol bom) significativamente maiores, assim como uma tendência significativa limítrofe de quociente respiratório (P=0,053) e circunferência de cintura (P=0,071) menores.

O grupo que recebeu cálcio também apresentou níveis de colesterol de baixa densidade (HDL-C – colesterol bom) e colesterol de alta densidade (LDL-C – colesterol ruim) significativamente mais altos e mais baixos, respectivamente, em comparação com o grupo que recebeu placebo.

Os resultados sugerem que, em pacientes obesos, a suplementação multivitamínica e mineral pode reduzir o peso corporal e a gordura e, melhorar os perfis de lipídios séricos, possivelmente por aumentar o gasto energético e oxidação de gorduras. Os pesquisadores concluíram que indivíduos obesos podem precisar de quantidades maiores de vitaminas e minerais para lidar com a carga elevada do consumo energético.

Referência: Effects of multivitamin and mineral supplementation on adiposity, energy expenditure and lipid profiles in obese Chinese women

Y Li, C Wang, K Zhu, R N Feng, C H Sun

International Journal of Obesity (9 February 2010) doi:10.1038/ijo.2010.14 Original Article

Outros estudos

Estudos anteriores demonstraram que vitaminas e minerais têm uma função importante no metabolismo energético e de lipídios sanguíneos por meio de diversos mecanismos.

Um estudo de coorte observacional de longo prazo com 15.655 homens e mulheres americanos demonstrou que os indivíduos com sobrepeso ou obesos que receberam suplementos multivitamínicos, de vitamina B6, vitamina B12 ou cromo ganharam menos peso durante o período de acompanhamento de 8 a 12 anos do que aqueles que não receberam esses suplementos.

Em outro estudo chinês, realizado em 2004, em ratos obesos, a suplementação com multivitaminas e minerais levou a perda de peso corporal e melhorias no metabolismo energético. Outro estudo em ratos obesos demonstrou também que o cálcio em dietas pode reduzir os níveis de colesterol sérico, triglicérides, peso corporal e gordura corporal.

Riscos da obesidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que haja, no mundo todo, mais de 1 bilhão de adultos com sobrepeso e que, entre eles, 300 milhões sejam obesos. No Brasil, 43% dos brasileiros têm excesso de peso, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a obesidade está fortemente associada ao aumento de lipídios no sangue, um dos fatores de risco importantes de doença cardiovascular.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas