Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

16/04/2010
Gorduras do Bem: Saiba como identificá-las e evitar riscos cardiovasculares

Muitas pessoas ainda têm dificuldades para inserir no cardápio diário alimentos ricos em nutrientes e que possuam pequenas quantidades de gorduras prejudiciais à saúde. Para isso, a leitura de rótulos e uma consulta simples ao nutricionista podem esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação as gorduras.

Também conhecidas como lípides, as gorduras são consideradas nutrientes de alta densidade energética. Ligadas ao colesterol sanguíneo, o consumo excessivo de alimentos ricos em ácidos graxos, saturados e trans elevam os níveis de colesterol, sendo este um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.

Presentes em alimentos de gordura vegetal e animal, cada grama de gordura equivale a 9 kcal, sendo que sua ingestão não deve ultrapassar um terço das calorias consumidas diariamente. As gorduras são divididas em dois grupos, saturadas e insaturadas. As saturadas e as trans aumentam o colesterol ruim no organismo (LDL). Já as insaturadas, divididas em polinsaturada (Ômega 3 e Ômega 6) e monoinsaturada (Ômega 9) são conhecidas como gorduras do bem, pois atuam no colesterol bom (HDL).

De acordo com a Chefe do Serviço de Nutrição do HCor – Hospital do Coração em São Paulo, Rosana Perim, quando substituímos as gorduras ruins pelas boas auxiliamos na redução dos níveis de colesterol e consequentemente os riscos cardiovasculares. “Para reduzir esses riscos indicamos um consumo regular de frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), de peixes de águas frias (sardinha pescada atum salmão, do azeite de oliva e óleos vegetais (soja, milho, girassol e canola) além de alimentos a base de soja”, explica Rosana.

“Alternar o consumo de carnes vermelhas e aves por peixes, aumentar o consumo de fibras e substituir alimentos à base de laticínios por produtos de soja, como hambúrguer, queijos e leite são algumas dicas que tornam a dieta mais saudável e nutritiva e sem riscos à saúde” completa a nutricionista.

Confira abaixo onde encontrar as gorduras do bem e quais alimentos devem ser evitados:



Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas