Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

09/04/2010
Melhore a imunologia com exercícios

Muitas pessoas vão à academia se exercitar alegando que o exercício vai "desintoxicar". Cuidado, pois dependendo da intensidade do mesmo ele pode vulnerabilizar ainda mais o organismo.

Durante o inverno, o sistema respiratório fica mais vulnerável, e a defesa do corpo não funciona como deveria devido às baixas temperaturas. A ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) alerta que o índice de doenças respiratórias aumenta em 40% no inverno, assim como o número de atendimento nos centros de saúde. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que uma em cada sete pessoas no mundo sofre com algum tipo de alergia respiratória.

Um estudo publicado há três anos no jornal do American College of Sports Medicine constatou: o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo agradável, diminui as chances da pessoa pegar infecções.

Porém exagerar causa o efeito contrário. Os atletas que treinam de maneira árdua estão mais suscetíveis a gripes e problemas respiratórios. A explicação para essa aparente incoerência está numa substância chamada glutamina, que se consome durante os treinamentos. É exatamente ela, a responsável pela alimentação dos leucócitos.

A saída para garantir apenas o bom efeito da atividade física é a moderação ou, no caso dos esportistas profissionais, a suplementação. Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como "BCAAs", são usados na produção de glutamina e podem suprir essa carência, diminuindo as chances de doenças respiratórias.

Já é comprovado também que os exercícios regulares estimulam a produção de citocinas, imunoglobulinas e das células chamadas natural killers. Estas últimas, como o próprio nome inglês sugere, podem ser definidas como assassinas naturais, pois têm a capacidade de reconhecer e matar células tumorais.

Mais recentemente,estudos revelaram que a atividade física regular e moderada ajusta o sistema imunológico, fazendo com que ele fique preparado para resistir a doenças. Já os treinamentos intensos prejudicam as defesas do organismo humano.

Em uma das pesquisas, durante dois meses, 40 ratos de laboratório fizeram exercícios diariamente, tendo só um dia de folga por semana. Claro, ninguém é de ferro. Mas a malhação era dura. Durante uma hora eles corriam na esteira, simulando um freqüentador de academia.

Enquanto isso, outros 40 roedores passavam os dias numa boa, naquela rotina sedentária que muitos seres humanos ainda insistem em levar. O detalhe é que todos esses bichos tinham um tipo de câncer chamado tumor de Walker 256. Foi isso que justamente possibilitou aos pesquisadores avaliarem as melhoras no sistema imunológico. E o resultado foi surpreendente: O grupo que praticava exercícios viveu o dobro do tempo.

Houve um aumento na quantidade e na capacidade de suas células, chamadas de leucócitos. Mais bem ajustado, o organismo resiste eficazmente às doenças mais variadas, do câncer à gripe, passando por micoses e afins.

O frio age sobre a pele provocando vasoconstrução vascular e com isso reduz o aporte de nutrientes, diminuindo importantes elementos que contribuem para o perfeito funcionamento da pele. Alguns cuidados são simples, mas muitos insistem em negligenciá-los. Uma recomendação eterna: sem alimentação equilibrada com proteínas, sais minerais, vitaminas e muito liquido, não existe pele bonita, muito menos saudável.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo, Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini e Musculação com Prof. Amauri Altieri

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas