Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

12/03/2010
Não adianta comer pouco demais

É um erro pensar que a atividade física sem uma ingestão correta de energia queima calorias e elimina quilos de modo adequado. O importante é atingir um equilíbrio para o metabolismo se manter em níveis altos. Uma pessoa que restringe seu consumo de calorias passa a gastar menos energia, queimando menos calorias. Esse quadro significa uma adaptação normal do corpo humano para compensar a falta de calorias.

Um período de crescimento rápido exige um importante consumo de energia. Uma pessoa que pratica muito exercício físico para aumentar sua massa muscular tem uma maior necessidade calórica. Os músculos não podem ser fortalecidos reduzindo-se a ingestão de calorias.

As crianças, as mulheres e os jovens atletas são especialmente susceptíveis a exercícios com um déficit de calorias. Além da demanda de energia para atividades de alto impacto, as crianças precisam de energia adicional para crescer. Uma redução do consumo de energia pelas mulheres contribui para criar disfunções ovulatórias, que depois comprometem a saúde dos ossos e criam o risco de ter osteoporose precoce. Os atletas jovens que treinam muitas horas por dia sem receber a energia adequada correm o risco de alterar sua taxa de crescimento e são comuns os sintomas de anemia em muitos deles.

Todos estes fatores influenciam a necessidade total de energia. Quando não há ingestão de calorias suficientes no momento correto, todas as razões para fazer exercícios físicos (condicionamento, estado geral, massa muscular, fortalecimento e redução de peso) vão desaparecer com o decorrer do tempo.

As pessoas ativas devem compreender que o corpo utiliza suas próprias proteínas quando a energia obtida com os hidratos de carbono é inadequada.

Isso é negativo para qualquer pessoa que trabalhe para melhorar seu estado físico. Portanto, antes de fazer exercícios físicos é importante consumir hidratos de carbono sob a forma de bebida ou por meio de uma pequena ingestão de sólidos.

Refeições freqüentes e em porções pequenas permitem manter o nível de energia e o metabolismo em níveis ótimos. O organismo não trabalha sem gasolina e não vai queimar tanta gordura como se espera quando a ingestão de energia é baixa.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas