Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

05/03/2010
O que as cores fazem por você?

Manter uma alimentação equilibrada e variada ajuda a prevenir deficiências nutricionais e proteger contra doenças, pois contribui com o fortalecimento do organismo. E as cores proporcionam grande diversidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes, essenciais para a saúde.

De acordo com o nutricionista do Oba Hortifruti Thomas Taylor, alimentos verdes, como rúcula, pepino, abrobrinha, alface e abacate possuem clorofila, substância que pode ajudar a prevenir perda de cabelo e doenças cardiovasculares. Já a cor vermelha indica a presença do licopeno, que ajuda na prevenção do câncer e dificulta a degeneração das células. “Tomate, morango, beterraba e melancia são alguns exemplos”, lembra o nutricionista.

Importantes para a manutenção dos tecidos e cabelos, os alimentos de cor laranja atuam, ainda, no metabolismo das gorduras e contêm betacaroteno, elemento que ajuda a manter o bronzeado da pele. Enquanto isso, a cor amarela é aliada da saúde e da beleza: contribui com a imunidade do organismo, elasticidade da pele e fortalecimento de unhas e cabelos.

Para equilibrar o organismo, reduzir o colesterol e manter o bom funcionamento do intestino, as fibras dos alimentos marrons dão uma mãozinha. “Oleaginosas, como amêndoas, avelãs e castanhas são bons exemplos”, afirma Thomas. Já a cor branca, presente em alimentos como mandioca, nabo e coco, é a melhor fonte de cálcio, que contribui para a saúde dos ossos.

Para completar o colorido, o roxo ajuda na prevenção da degeneração celular e de doenças cardiovasculares. Além disso, pode contribuir no tratamento da obesidade.

Resumidamente, ficamos assim:

Vermelhos: alimentos com essa coloração são ricos em licopeno, um pigmento que age como antioxidante celular em nosso organismo.
Exemplos: tomate, pimentão vermelho e beterraba.

Amarelos e alaranjados: sinal de betacaroteno na área. Está substância atua como antioxidante de radicais livres, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. O betacaroteno é o precursor da Vitamina A.
Exemplos: laranja, cenoura, milho e damasco.

Verde: significa clorofila. Alimentos verdes são ricos em clorofila, substância que ajuda na desintoxicação e auxilia no aporte energético para o nosso corpo.
Exemplos: couve, pepino e salsa.

Roxo, preto e azulado: contém antocianina, responsável pela cor desses alimentos, que está relacionado com a presença de Vitamina B1. Está vitamina por sua vez, tem a capacidade de transformar vários nutrientes em energia, quando está presente em nosso organismo. Bom funcionamento do sistema nervoso, do coração e bastante disposição associam-se a ela.
Exemplo: alcachofra, cebola roxa, beterraba e azeitona preta.

Branco: essa cor indica a presença de minerais, entre eles o fósforo e o cálcio, e também vitamina B6, que ajuda na digestão das proteínas e favorece o processo de respiração celular.
Exemplos: cebola, palmito e alho.

Marrom: os representantes desse grupo são ricos em Vitamina E em um mineral chamado Selênio, substâncias essa, conhecidas por suas propriedades antioxidante, vasodilatadora e anticoagulante.
Exemplos: nozes, castanha e sementes de girassol.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas