Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/02/2010
Restaurante à base de alimentos funcionais

Alimento funcional é aquele semelhante em aparência ao alimento convencional, consumido como parte de uma alimentação normal, capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos desejáveis na manutenção da saúde. Além das suas funções nutricionais como fonte de energia e substrato para a formação de células e tecidos, possui, em sua composição, uma ou mais substâncias capazes de agir no sentido de facilitar os processos metabólicos, melhorando as condições de saúde, promovendo o bem-estar das pessoas e prevenindo o aparecimento precoce de doenças degenerativas, que levam a uma diminuição da longevidade . O consumo destes alimentos promovem efeitos benéficos à saúde, como retardo no estabelecimento de doenças crônicas , melhora na qualidade e na expectativa de vida das pessoas. Esses efeitos vão além da função meramente nutricional que é de fornecer energia e nutrientes essenciais em quantidades equilibradas, para a promoção do crescimento normal e evitar desequilíbrios nutricionais. Além do termo, alimentos funcionais, várias outras denominações têm sido usadas para designar alimentos que oferecem proteção especial à saúde, tais como alimentos planejados, alimentos saudáveis, alimentos protetores, alimentos farmacêuticos, nutracêuticos entre outros.

O termo Alimentos Funcionais foi inicialmente proposto no Japão, em meados da década de 80 , devido ao aumento na população de idosos e a preocupação, do governo, na prevenção das doenças crônicas e degenerativas Embora seja inegável a forte ligação entre dieta e saúde, apregoada há milênios, particularmente por populações orientais, esse conceito tem sido fortalecido e rapidamente propagado nos últimos anos. Essa nova Área das Ciências dos Alimentos e da Nutrição constitui, atualmente, uma tendência marcante na pesquisa e na indústria de alimentos. Porém é importante lembrar que estas substâncias, fisiologicamente ativas, devem estar presentes nos alimentos funcionais, em quantidades suficientes e adequadas, para produzir o efeito fisiológico desejado, ou seja, não é suficiente que um determinado alimento contenha determinadas substâncias com propriedades funcionais fisiológicas, para que ele seja imediatamente classificado como funcional.

No restaurante do Sentir Bem – Gastronomia, Eventos e Beleza, usa-se muito: arroz integral e 7 grãos, brócolis e muitas folhas verdes. Além destes, o salmão é o peixe principal, utiliza-se granola em salada e cogumelos em outros pratos.

O grande diferencial, além dos alimentos é o cardápio em si que tem dicas para você se sentir bem e várias combinações que você mesmo pode montar o prato, sem frituras, mas com muito sabor!

Conheça alguns alimentos funcionais:

1 - Arroz integral: por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda a manter os níveis de insulina mais estáveis, reduzindo os picos de fome e diminuindo os riscos de diabetes gestacional. É riquíssimo em fibras, vitaminas e minerais.

2 - Abóbora: ótima fonte de betacaroteno, minerais e curcubicina, substância que mantém os hormônios femininos mais equilibrados. O betacaroteno se transforma em vitamina A no organismo, deixando a pele mais bonita e fortalecendo o sistema de defesa. Pode ser consumida à vontade, pois seu valor calórico é baixo e, por ser boa fonte de fibras, oferece grande poder de saciedade. Outro legume rico em fitoquímicos importantes para manter o equilíbrio hormonal é o inhame.

3 - Brócolis: Tem tantas qualidades que é chamado de alimento funcional, recomendado para combater doenças. É um dos campeões em bioflavonóides e outros antioxidantes que impedem as células de crescer de forma desorganizada, prevenindo tumores e o envelhecimento precoce. Também atenua o metabolismo do hormônio estrogênio, diminuindo os sintomas da TPM, como dores nos seios, e prevenindo o câncer de mama.

As folhas verdes em geral têm propriedades semelhantes às do brócolis: contêm altos índices de clorofila, que impede a absorção das substâncias químicas dos alimentos, funcionando como limpadora natural do organismo.

4 - Peixe: excelente fonte de proteínas e é rico em ácidos graxos, importantes para o desenvolvimento e crescimento do bebê. O consumo constante, de duas a três vezes por semana, reduz o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e inflamações. A sardinha, o salmão, a cavala e o arenque são ricos em ômega 3, um ácido graxo importante para a formação do cérebro do bebê.

5 - Aveia e farelo de aveia: são ricos em proteínas, cálcio, ferro e vitamina E, além de conter fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino (previnem a prisão de ventre), no controle dos níveis de colesterol e da diabetes, na manutenção da pressão arterial mais baixa e no controle do ganho de peso, já que garante saciedade. A grande vantagem do farelo é que, além de contar com as mesmas qualidades nutricionais da aveia, nosso organismo só absorve 15% das suas calorias.

6 – Iogurte: ótima fonte de proteína que contém microorganismos capazes de estimular o sistema imunológico, o que afasta o risco de doenças oportunistas. Além disso, é riquíssimo em nutrientes, como a vitamina B12, os aminoácidos -- imbatíveis na briga contra a anemia -- e o cálcio, mineral que fortalece os seus ossos e os do bebê. O iogurte ajuda a regular a flora intestinal, eliminando microorganismos que causam desarranjos intestinais, combate a prisão de ventre e tem a digestão mais fácil que o leite.

7 - Frutas oleaginosas (castanha do pará, amendoim e amêndoas): são ricas em ácidos graxos, ótimas fontes de proteína vegetal, fibras, vitaminas (E e ácido fólico), minerais (cálcio, ferro, potássio, zinco e selênio), e fitoquímicos como o resveratrol, antioxidante capaz de reduzir os riscos de câncer e doenças cardiovasculares. Auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras, além de serem ótimas moderadoras de apetite.

8 – Cogumelos: todos os tipos comestíveis (champignon, shitake, shimeji ou funghi) têm alto teor de proteína e pouquíssimas calorias. Estudos apontam que o shitake, tão comum nos restaurantes japoneses e hoje nos grandes supermercados, contém uma substância, batizada de lentinan, que aumenta as defesas do organismo e combate o vírus da gripe. Também auxilia na redução do colesterol e no controle da pressão arterial.

Falando em ervas terapêuticas...

Alecrim - fundamental para a digestão. Forma uma camada protetora na parede do estomago evitando gastrites e melhorando e acelerando o processo digestivo. Diminui muito a formação de gases e aumenta a disposição. Deve-se evitar o uso em pessoas com pressão alta.

Serviço:

1) Sentir Bem – Gastronomia, Eventos e Beleza
Al. Lorena, 355 – Jardim Paulista
SP-SP
Tel. (011) 2361-8678
Funciona das 11h30min às 15h30min, se segunda à sábado

2) Livro: 101 Alimentos Que Podem Salvar Sua Vida
Autor: David Grotto
Editora: Larousse do Brasil
Pág: 432
Tradução: Sheila V. Mazzolenis
Preço: R$ 59,90






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas