Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

19/02/2010
Não saia correndo por aí!

Apesar de ser um dos movimentos mais antigos feitos pelo homem, correr tem os seus princípios e cuidados. Por isso, é muito importante procurar orientação profissional, principalmente, para quem está começando a atividade.

Detalhes como o uso da roupa, o tênis certo, a postura ideal e até mesmo a maneira de bater o pé no chão podem significar a diferença entre o bem-estar e uma lesão. "Os riscos para a saúde aumentam se a pessoa praticar a corrida num ritmo forte, em longos períodos e acima da freqüência dos batimentos cardíacos máxima permitida (75% a 80% da freqüência normal)", explica o cardiologista Augusto Uchida.

Esta atividade esportiva é também uma das que mais lesões causam. As mais comuns são as tendinites, que podem surgir no joelho, pés e calcanhar. Outras são os estiramentos ou distensões que surgem nas partes interna e posterior das pernas. "O contínuo impacto com o solo também traz reflexos para a coluna, aumentando a pressão intervertebral, e encurtando a musculatura dorsal. O resultado pode ser o aparecimento de dores lombares (na região da cintura) e dores nas costas, entre outras", diz Uchida.

O professor de educação física Amauri Altieri dá algumas dicas para que o exercício possa ser feito com segurança. "Primeiro é preciso alongar, sobretudo a musculatura posterior (parte traseira) das pernas, dorsal e lombar", diz Leite. Durante a corrida a primeira parte do corpo a tocar o solo é o calcanhar. "Jamais corra na ponta dos pés, nem bata o pé todo de uma vez. Outra dica é não deixar o corpo cair seco, pesado. Aterrize de maneira suave. Procure deixar o joelho levemente flexionado, cintura encaixada, o tronco ereto, os ombros para trás e a cabeça erguida", explica Amauri.

Outro detalhe importante e que vai tornar a corrida mais rápida e com estilo é a posição dos braços. Ela é fundamental para que o exercício renda e para manter o equilíbrio, respirando melhor. Durante a corrida, o braços devem estar flexionados (cerca de 90º) e alinhados com o corpo. O movimento deve ser para frente e para trás e não em direção ao peito. "O correto movimento dos braços vai possibilitar que seu corpo se projete para frente e para cima, ampliando sua passada e fazendo com que corra mais rápido e com segurança", explica Amauri.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo e de Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas