Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

29/01/2010
Pilates e dor nas costas

Segundo a Organização Mundial de Saúde, dor nas costas é uma queixa muito comum, aproximadamente 80% das pessoas experimentarão essa dor pelo menos uma vez na vida. Existem vários fatores associados às algias na coluna, sendo os mais comuns: o envelhecimento, excesso de peso corporal, sedentarismo, maus hábitos posturais e outras patologias como artrites, artroses e escolioses.

Com o passar do tempo ocorrem desequilíbrios musculares e desgastes nas articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais, como a hérnia de disco e que acabam gerando as dores.

“Em pessoas jovens, entre 20 e 40 anos, o diagnóstico poderá indicar uma doença reumática crônica chamada espondilite anquilosante, que é extremamente limitante se não tratada a tempo”, diz o médico Gilberto Anauate, chefe do Departamento de Ortopedia do Hospital Santa Paula (SP).

A doença, de acordo com o ortopedista, afeta mais os homens do que as mulheres e não é tão comum. “O tipo de dor lombar é determinante para o diagnóstico. Trata-se de uma dor que persiste por mais de três meses, piora à noite, melhora com exercícios, e o paciente apresenta rigidez matinal. Nos casos crônicos, pode haver o comprometimento de membros superiores e inferiores, com rigidez severa de todo o tronco”.

Anauate alerta para outras manifestações que podem acometer o doente, como febre baixa, perda de apetite e indisposição. “O diagnóstico preciso é predominantemente composto pela história clínica do paciente, realização de raio-X e exames reumatológicos específicos.” O médico diz que o tratamento precoce da espondilite permite controlar melhor o processo inflamatório e suas limitações. “Hidroginástica e natação são exercícios que auxiliam no tratamento, assim como a correção postural realizada sob supervisão de um fisioterapeuta”.

Os traumas mais freqüentes sobre a coluna vertebral relacionado ao trabalho estão associados à tensão da musculatura paravertebral, decorrentes de más posturas e da degeneração; ou lesão dos discos intervertebrais pelo excesso de esforço físico.

Todos esses fatores podem ser minimizados com uma atividade física, como o Pilates que envolve reeducação postural através de alongamentos, fortalecimentos e reequilíbrio da musculatura de todo corpo.

No Pilates, as aulas individuais são montadas conforme os objetivos do aluno, com suas limitações e possibilidades de progresso no condicionamento físico. Nas aulas coletivas, cada aluno pratica dentro das suas condições, sempre com orientação do professor.

Entre os vários exercícios do método Pilates, alguns se aplicam para dor nas costas. São simples e podem ser feitos por qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que não tenha restrições médicas para prática de exercícios físicos, como ensina Cristina Abrami, diretora técnica do CGPA Pilates.

- Dissociação - escorregar uma das pernas pelo chão; elevar as pernas alternadamente com flexão de joelho - atenção para a contração abdominal sem movimento da pelve
- Gancho - segurando uma das pernas, suba o tronco em direção ao joelho (a pelve deve manter-se neutra)
- Quadrúpede com ou sem bastão
- Com o pé encostado na parede ou numa bola - fazer agachamento com as pernas afastadas, deixando a coluna ereta e com pelve neutra

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo e de Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

Veja mais em nosso Módulo de Corrida





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas