Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

29/01/2010
Verão com saúde e sabor!

A chegada do verão aumenta a preocupação das pessoas em relação à forma física. Todos querem estar com o corpo bonito, para aproveitar o Sol e tirar aquela famosa “cor de escritório”. Claro que, sem exageros e seguindo as recomendações dos profissionais da área da saúde, para o tão desejado bronzeado não trazer prejuízos à saúde. Porém, os cuidados com o corpo durante essa calorosa estação vão muito além do uso do protetor solar. As nutricionistas do Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, Flávia Morais e Thais Souza, prepararam dicas infalíveis para você aproveitar o verão com muita saúde.

As altas temperaturas, típicas desta época do ano, provocam mudanças no organismo e exigem a adaptação do metabolismo. “Nesse período há aumento da transpiração com o objetivo de manter a temperatura corporal, levando à perda de água e sais minerais que, se não forem repostos adequadamente através da alimentação e ingestão de líquidos, pode levar à desidratação”, alerta a nutricionista do Mundo Verde, Flávia Morais.

Ao contrário do inverno, quando devemos ingerir alimentos mais energéticos, que geram mais calor durante seu metabolismo, no verão recomenda-se a ingestão de refeições mais leves e mais naturais. “É preciso ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, que podem ajudar até mesmo no bronzeado”, afirma a nutricionista da rede Mundo Verde, Thais Souza.

Perda de peso saudável

Apesar de conquistarem adeptos durante todo o ano, é nesta época que aumenta a adesão às dietas da moda. Os nomes são os mais variados, dieta da sopa, da lua, do tipo sanguíneo, de South Beach, Atikns, e todas prometem a mesma coisa: perda rápida de peso em curto espaço de tempo. Essas práticas são extremamente perigosas, pois apesar de eliminarem alguns quilos, são muito restritivas e não tem comprovação científica de sua qualidade e eficácia. Ao contrário do que prometem, podem representar riscos para a saúde ou até mesmo, resultar em alguns quilos extras. “Dietas restritivas não levam em consideração necessidades individuais, podendo acarretar deficiências nutricionais, além de proporcionar reduzida sensação de saciedade, limitando a manutenção do peso em longo prazo, pois não permitem que se criem hábitos alimentares saudáveis e permanentes”, alerta Flávia Morais.

Para emagrecer com saúde, é fundamental realizar uma reeducação alimentar e não ficar apostando em dietas da moda. A base de uma alimentação saudável é o equilíbrio dos três principais grupos de nutrientes: carboidratos, proteínas e lipídios. “Assim, não é possível eliminar por completo um deles sem que haja repercussões negativas para a saúde, o que muitas vezes, ocorre quando não há o devido acompanhamento de um profissional de nutrição”, atesta a nutricionista Thaís Souza.

Alimentos do verão

As nutricionistas do Mundo Verde prepararam uma lista com sugestões de alimentos que, além de ajudar a manter a boa forma, deixarão seu verão cheio de saúde e sabor. Além disso, até o final do verão, as lojas Mundo Verde disponibilizarão folders com dicas e receitas sobre o assunto para seus clientes.

Chás verde, branco e vermelho

Fontes de: substâncias antioxidantes flavonoides, catequinas, quercetinas, antocianinas.

Como você encontra: chás verde e branco - sachê, em pó solúvel, cápsulas e folhas para infusão. Chá vermelho - em pó solúvel.

Como consumir: as cápsulas devem ser consumidas de acordo com a orientação do fabricante. As demais formas de apresentação podem ser consumidas nos intervalos entre as refeições sem adoçar.

Farinha de banana verde
Fonte de: vitaminas A e do complexo B, dos minerais potássio, magnésio, ferro, cálcio e fósforo. Rica em fibras. Contém amido resistente.
Como você encontra: em pó.
Como consumir: pode ser adicionada a frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães.

Colágeno
Fonte de: proteínas.
Como você encontra: em pó, sachê, cápsulas e balas.
Como consumir: pó e sachê - dissolver em água ou sucos. Cápsulas e balas - de acordo com orientação do fabricante.

Óleo de coco
Fonte de: antioxidantes e ácido láurico.
Como você encontra: óleo.
Como consumir: em torradas como substituto da manteiga, em vitaminas e sucos.

Farinha de maçã
Fonte de: carboidratos, fibras solúveis e insolúveis e ácido málico.
Como você encontra: em pó.
Como consumir: pode ser adicionada a frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães.

Linhaça
Fonte de: ômega-3, lignanas, proteínas, fibras solúveis e insolúveis e compostos fenólicos de ação antioxidante. Apresenta, também, as vitaminas e minerais: B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Como você encontra: semente, farinha, óleo e cápsulas.
Como consumir: semente - para melhor obtenção de seus nutrientes, deve ser levemente triturada e guardada em pote bem fechado, escuro e sob refrigeração por até três dias. A semente também pode ser germinada e adicionada a frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães. Farinha - pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães. Óleo - pode ser utilizado sobre saladas ou em qualquer preparação, desde que não seja submetido a altas temperaturas. Cápsulas - consumir conforme orientação do fabricante.

Quinua
Fonte de: proteínas, minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês, e vitaminas B2 e E. Também é fonte dos ácidos graxos ômega 3 e 6.
Como você encontra: grãos, flocos, farinha, massas e barras.
Como consumir: grãos - podem ser consumidos em saladas, cozidos ou em sopas. Flocos - em vitaminas, sucos, mingau, iogurtes ou frutas. Farinha - em preparações como bolos, tortas e massas de pães. Massas - como substituta das massas à base de trigo. Barras - durante os lanches e entre refeições.

Quitosana
Fonte de: fibras.
Como você encontra: cápsulas.
Como consumir: conforme orientação do fabricante.

Betacaroteno
Fonte de: antioxidantes. O betacaroteno é um carotenóide, cuja cor varia do amarelo ao vermelho. É um precursor de vitamina A, isto é, pode se transformar em vitamina A no organismo.
Como você encontra: cápsulas. Pode ser encontrado naturalmente em alimentos como: abóbora, cenoura, laranja, acerola, manga, mamão, entre outros alimentos.
Como consumir: conforme orientação do fabricante.

Licopeno
Fonte de: antioxidantes. O licopeno é um carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, pimentão vermelho, entre outros.
Como você encontra: cápsulas. Pode ser encontrado naturalmente em alimentos como: tomate e derivados, melancia, goiaba vermelha e pimentão vermelho.
Como consumir: conforme orientação do fabricante.

Suplementos termogênicos
Fontes de: combinação de ingredientes termogênicos que agem juntos para melhores resultados. Normalmente contêm: colina, chá verde, citrus aurantium, guaraná e inositol.
Como você encontra: líquido e em cápsulas.
Como consumir: deve ser consumido somente por praticantes de atividades físicas, conforme orientação do fabricante.

Espirulina
Fonte de: proteínas, fibras, vitamina A, e os minerais ferro, cálcio, magnésio e fósforo. Contém clorofila.
Como você encontra: cápsulas.
Como consumir: conforme orientação do fabricante.

Shakes substitutos de refeições
Fontes de: carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras.
Como você encontra: em pó.
Como consumir: substituir até no máximo duas refeições ao dia (café da manhã e/ou jantar).

Dicas que são a cara do verão

• Procure se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. É fundamental realizar de cinco a seis refeições, sem omitir nenhuma delas. O almoço e o jantar devem ser refeições leves e de fácil digestão.

• Use a granola e os flocos de quinua no seu café da manhã adicionados ao iogurte, fruta ou suco de fruta.

• Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado. Consuma água, sucos de frutas naturais, chás e água de coco. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.

• Consuma variedades de frutas, verduras e legumes. As saladas são excelentes opções para iniciar as refeições, além de fornecer vitaminas, minerais e fibras. Experimente enriquecer suas saladas com grãos integrais como trigo, cevada, quinua, amaranto e soja.

• Evite maionese e molhos prontos, pois são calóricos e tornam a digestão mais lenta. Utilize como temperos o azeite de oliva extra-virgem, o vinagre, o limão e ervas aromáticas como orégano, manjericão, alecrim, hortelã, entre outras.

• Evite frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas, pois fornecem menor teor de gordura e consequentemente menos calorias.

• Os cereais integrais são fontes de carboidratos, que fornecem energia ao organismo. Procure incluí-los em todas as refeições, pois são ricos em nutrientes e fibras, que dão sensação de saciedade e regularizam o funcionamento do intestino.

• A semente de linhaça, além de rica em fibra que auxilia a diminuir o apetite, fornece ômega-3, um aliado contra manchas e ressecamento da pele. Use-a nos sucos, saladas e sopas.

• A castanha do Brasil e as nozes são boas fontes de proteína e de nutrientes antioxidantes. Coma um punhado ao dia, para manter as unhas e cabelos saudáveis.

• Para lanches boas opções são sanduíches naturais, que devem ser preparados na hora do consumo. Vale lembrar que não substituem refeições como: almoço e jantar.

• O betacaroteno e o licopeno são substâncias que auxiliam na obtenção e manutenção do bronzeado. O betacaroteno está presente em alimentos como: cenoura, abóbora, mamão, manga, pêssego, entre outros. Já o tomate, a melancia, o morango e a goiaba são alguns dos alimentos fontes de licopeno. Procure incluí-los em sua alimentação antes de se expor ao sol e mantenha o consumo durante todo o verão.

• Proteja-se do Sol! O uso de protetores solares é essencial. A pele do rosto, pescoço, colo e braços, que são áreas mais expostas no dia-a-dia, merecem atenção especial. Para protegê-las dos raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento, é necessário usar diariamente o filtro solar de fator de proteção acima de 15. Evite a exposição ao sol, entre 10 e 16 horas.

• Escolha uma atividade física que lhe agrade. Caminhar ou pedalar ao ar livre são boas opções!

Para saborear

Coquetel Amarelo Orgânico


Ingredientes:
½ litro de iogurte natural orgânico
Suco de 2 laranjas, de preferência orgânicas
Suco de 1 manga, de preferência orgânica
Suco de 1 maracujá, de preferência orgânico
1 xícara (chá) de água filtrada
3 colheres (sopa) de flocos de quinua orgânica
mel orgânico a gosto

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Transfira para taças individuais e leveàa geladeira por aproximadamente 2 horas. Sirva em seguida.

Rendimento: 5 porções

Fonte: Thais Souza, nutricionista Mundo Verde Franquia


Suco de Abacaxi com Carambola (Diurético e rico em vitamina C)

Ingredientes:
1 abacaxi
2 carambolas
1 litro de água gelada
Açúcar demerara a gosto (opcional)

Modo de Preparo:
Descasque o abacaxi e corte em fatias. Reserve. Lave as carambolas. Bata no liquidificador o abacaxi, as carambolas e a água. Coe e adoce, se necessário.

Rendimento: 6 porções

Fonte: Flávia Morais, nutricionista Mundo Verde Franquia.


Suco de Uva Verde com Melancia (ação diurética)

Ingredientes:
1 cacho de uvas verdes
2 fatias de melancia
1 ramo de hortelã
Gelo a gosto

Modo de Preparo:
Na centrífuga ou liquidificador passe as uvas e a melancia. Sirva em copo com gelo e enfeitado com a hortelã.

Rendimento: 1 porção

Fonte: Flávia Morais, nutricionista Mundo Verde Franquia.


Suco Verde

Ingredientes:
200 ml de água de coco
1/2 maçã
1/2 banana
1 folha de couve
1 raminho de salsinha
1 colher de sobremesa de semente de linhaça

Modo de Preparo:
Bata os ingredientes em liquidificador. Sirva gelado. Se necessário adoce com mel.

Rendimento: 1 porção

Fonte: Flávia Morais, nutricionista Mundo Verde Franquia.


Salada Tropical

Ingredientes:
8 rabanetes, de preferência orgânicos
½ melão, de preferência orgânico
2 maçãs grandes, de preferência orgânicas
1 cenoura ralada, de preferência orgânica
1 pacote de manga desidratada
½ xícara (chá) de uvas passas pretas, de preferência orgânicas
4 colheres (sopa) de amêndoas

Modo de Preparo:

Corte os rabanetes em rodelas finas, rale a cenoura, corte as maçãs e o melão em cubinhos. Pique as nozes em pedaços menores. Misture todos os ingredientes e sirva gelado.

Rendimento: 6 porções

Fonte: Natalia Lautherbach, nutricionista Mundo Verde Franquia


Salada Nutritiva

Ingredientes:
8 folhas de alface crespa, de preferência orgânicas
6 folhas de acelga, de preferência orgânicas
1 tomate em rodelas, de preferência orgânico
1 cenoura média ralada, de preferência orgânica
½ cebola ralada, de preferência orgânica
3 xícaras (chá) de agrião, de preferência orgânicas
2 xícaras (chá) de quinua em grãos cozida
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de suco de limão
sal marinho a gosto
azeite de oliva extravirgem a gosto

Modo de Preparo:

Lave e higienize todas as verduras. Em uma travessa, misture as folhas, a quinua, a cenoura, o tomate e as nozes picadas. Prepare o tempero misturando o suco de limão com o sal, a cebola e o azeite de oliva e coloque na salada. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Thais Souza, nutricionista Mundo Verde Franquia


Sanduíche de tofu com tomate e rúcula

Ingredientes:
2 fatias de pão sem glúten
2 fatias médias de tofu
¼ colher (sobremesa) cheia de mostarda
¼ colher (sopa) de molho shoyo light
¼ de colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem orgânico
2 fatias médias de tomate (de preferência orgânico)
¼ de prato de mesa de rúcula (de preferência orgânica)

Modo de Preparo:
Higienize a rúcula e o tomate e reserve. Amasse o tofu. Acrescente a mostarda, o molho shoyo light e o azeite de oliva extra virgem. Misture bem. Pique a rúcula e o tomate. Espalhe a mistura do tofu sobre as fatias de pão. Coloque o tomate seco e a rúcula. Feche o sanduíche. Sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Bruna Murta, nutricionista Mundo Verde Franquia


Pastel Integral de tofu e tomate seco

Ingredientes Massa:

150 ml de água
¼ copo de iogurte natural
½ colher (sopa) de açúcar mascavo orgânico
½ colher (sopa) de fermento biológico seco
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de óleo de milho
sal marinho a gosto

Ingredientes Recheio:
150g de tofu picado
50g tomate seco
1 colher (sopa) de azeitona verde
1 colher (sobremesa) de orégano

Modo de Preparo:

Misture o açúcar com o fermento e metade da água. Deixe descansar por 10 minutos. Adicione os outros ingredientes e o restante da água e amasse bem. Se necessário, acrescente farinha. Deixe em uma vasilha tampada por 30 minutos ou até a massa dobrar de tamanho. Abra a massa e corte em disco. Misture os ingredientes do recheio e espalhe sobre a massa. Feche a massa como pastel prendendo os lados com o garfo. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

Rendimento: 6 porções

Fonte: Thais Souza, nutricionista Mundo Verde Franquia


Panqueca de ricota e cenoura

Ingredientes Massa:
500 ml de leite de coco sem adição de açúcar
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 pitada de sal marinho

Ingredientes Recheio:
250 gramas de ricota amassada
1 cenoura ralada, de preferência orgânica
orégano a gosto
azeite de oliva a gosto
sal marinho a gosto

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador a farinha, a aveia e o leite de coco. Acrescente o sal. A massa deve ficar pouco espessa. Com uma concha, coloque porções da massa em uma frigideira pré-aquecida. Vire até ficar totalmente cozidas. Misture todos os ingredientes do recheio, coloque porções sobre as panquecas e enrole. Leve ao forno (180°C) para aquecer.

Rendimento: 8 porções

Fonte: Thais Souza, nutricionista Mundo Verde Franquia


Sorvete de Abacaxi

Ingredientes:
1 abacaxi cortado em cubos, de preferência orgânico
1 copo de iogurte natural
75 ml de água
1 xícara (chá) de açúcar demerara orgânico
1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de Preparo:

Em uma panela, misture o amido de milho com a água, mexa até cozinhar. Reserve. Cozinhe o abacaxi com ¼ de xícara de açúcar demerara, até ficar sem caldo. Bata no liquidificador o iogurte, a mistura de amido e o restante do açúcar demerara. Acrescente o abacaxi e bata por mais dois minutos. Coloque em recipiente e leve ao congelador. Após duas horas, retire do congelador e bata na batedeira durante cinco minutos. Retorne ao congelador até obter consistência de sorvete. Sirva com granola e melaço ou mel.

Rendimento: 10 porções

Fonte: Thais Souza, nutricionista Mundo Verde Franquia


Mousse de damasco light

Ingredientes:
150g de damasco seco.
1 pote de iogurte natural desnatado.
1 envelope (0,8g) de adoçante em pó.
1 colher (sopa) de leite em pó desnatado.

Modo de Preparo:
Cozinhe os damascos com água em fogo baixo, por cerca de 20 minutos ou até que fiquem macios. Desligue o fogo e escorra a água. Coloque os damascos, o iogurte e o adoçante no liquidificador; bata até obter um creme homogêneo. Retire o creme do liquidificador e coloque num recipiente. Acrescente o leite em pó e misture bem. Distribua o creme em forminhas e leve à geladeira, por no mínimo 1 hora.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Flávia Morais, nutricionista Mundo Verde Franquia


Bolo de limão com amaranto

Ingredientes Massa:
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo orgânico
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara de água filtrada
100 g de manteiga ou margarina light
4 ovos orgânicos
1 limão, de preferência orgânico
4 colheres (sopa) de amaranto em flocos
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Ingredientes Calda:
1 xícara (chá) de açúcar demerara orgânico
2 colheres (sopa) de suco de limão, de preferência orgânico

Modo de Preparo:

Massa – Raspe a casca do limão, extraia o sumo e reserve. Bata as claras em neve com ½ xícara (chá) de açúcar mascavo. Em outro recipiente bata as gemas com o açúcar restante até adquirir consistência fofa. Acrescente a manteiga, o suco e as raspas do limão, ½ xícara de água filtrada e incorpore as farinhas de trigo. Adicione os flocos de amaranto e o fermento em pó, misturando vagarosamente as claras em neve. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada em forno pré-aquecido (180°C) por aproximadamente 40 minutos.

Calda – Leve ao fogo o açúcar demerara com o suco de limão, mexendo bem até derreter por completo. Despeje em cima do bolo, já morno.

Rendimento: 14 porções

Serviço:

Alô Nutricionista – 0800 022 25 28 (segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou pelo alonutricionista@mundoverde.com.br) – www.mundoverde.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas