Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

22/01/2010
Hospital do Coração orienta sobre a importância do Check-up Esportivo antes da prática de atividade física

Atualmente muito tem se falado da prática correta de exercícios físicos e como eles devem ser feitos de forma segura e sem riscos à saúde. O acompanhamento médico é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional. Para as atividades físicas em academias de ginástica também são necessários avaliações, já que cada indivíduo possui diferentes metabolismos.

O que muitos não sabem é que até mesmo uma atividade física mais intensa, praticada por um não atleta, deve ser indicada por uma equipe médica que, ao traçar o perfil metabólico do esportista iniciante ou profissional, realizará exames de cunho clínico e esportivo para indicar a intensidade, periodicidade e tempo de cada exercício.

Com o início do ano, muitas pessoas se comprometem em realizar atividades físicas, porém para perder peso e entrar em forma são necessários que os exercícios sejam regulares e durem no mínimo três meses, com periodicidade de quatro vezes por semana. Esta base varia de acordo com o objetivo de cada indivíduo e o exercício que será desempenhado.

De acordo com o cardiologista e coordenador do Sport Check-up do HCor, Dr. Nabil Ghorayeb o início da atividade física sem um monitoramento prévio pode trazer diversos riscos à saúde. “As atividades físicas, dependendo do seu nível de intensidade e de exigência física, seja ela competitiva ou não, desencadeia uma série de fenômenos metabólicos variados e intensos. Se esse indivíduo tiver alguma doença silenciosa ou inicial, esse exercício físico possivelmente elevará os riscos de complicações”, explica o cardiologista.

Segundo Ghorayeb a realização de um Check-up Esportivo, antes de fazer atividades físicas tem crescido nos últimos anos, pois as avaliações clínica, física e cardiológica reduzem os riscos de paradas cardiorespiratórias e outros eventos. Porém, o número é mais expressivo em pacientes que passam por reabilitações cardiopulmonares, que realizam o acompanhamento pós-cirurgia cardíaca ou que sofrem ou passaram por problemas cardiológicos.

“É necessário que essa visão de um Check-up esportivo seja mudada, pois todos que praticam esportes e exercícios necessitam fazer uma avaliação prévia e um acompanhamento dessas atividades. No HCor oferecemos esse serviço de forma especializada, com tecnologia e médicos especializados para atender atletas profissionais, amadores e esportistas de fim de semana. Prova disto são os Check-ups que realizamos anualmente nos jogadores do Palmeiras, Santos e São Paulo, federações de vôlei, atletismo e etc, em que traçamos o perfil dos atletas e suas condições físicas antes do início da temporada”, finaliza Ghorayeb.

Programa de avaliação

No Sport Check-up HCor, todas as etapas e procedimentos foram planejados para oferecer rapidez, eficiência e muita praticidade.

Os módulos do Sport Check-up

Start – Destinado aos esportistas não assíduos, sedentários e atletas amadores. Neste módulo são realizadas as avaliações: cardiológica, ortopédica e exames de diagnósticos, bem como teste ergométrico, eletrocardiograma e orientação nutricional.

Practice – Indicado para esportistas e atletas que já praticam esportes regularmente, este módulo é uma excelente ferramenta de monitoramento da saúde. O Sport Check-up Practice conta com exames complementares em relação ao módulo anterior.

Professional – voltado a esportistas e atletas de alto desempenho. Este módulo conta com exames complementares mais aprofundados, teste ergoespirométrico e condutas diferenciadas necessárias para este perfil.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa Priscilla de Arruda Camargo

Veja mais em nosso Módulo de Corrida.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas