Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

15/01/2010
Inchaço e aumento de peso

Você sabia?

Nem sempre o aumento de peso significa que a pessoa engordou. A vilã pode ser a retenção de líquido, que geralmente é identificada por sintomas como inchaço na barriga, pernas e pés.

“Entre as causas estão problemas hormonais e má alimentação. No entanto, pode ser também um indicativo de disfunção nos rins, da tireóide ou até mesmo do coração”, explica o cirurgião plástico Maurício de Maio, especialista em técnicas minimamente invasivas.

Além de uma dieta balanceada e da prática regular de exercícios físicos, a dica para combater a retenção é a drenagem linfática, que faz com que o organismo otimize o processo de eliminação de toxinas e do líquido excedente. Vale lembrar ainda que a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia é fundamental.

Metabolismo x idade

“O nosso metabolismo também sofre influências da nossa idade. Mas por incrível que possa parecer, uma queda no seu funcionamento se deve muito mais à inatividade física do idoso do que puramente ao ‘metabolismo lento do idoso’, como muitos pensam”, explica Ellen Paiva. A crença das pessoas é de que com 30 ou 40 anos de idade, seu metabolismo torna-se mais lento. Isso não procede, as pesquisas indicam que o gasto calórico basal cai a partir dos 60 anos, e a redução calórica ideal seria de cerca de 100 calorias por década.

Serviço:
www.mauriciodemaio.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de Arruda Camargo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas