Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

05/06/2006
Monitores de frequência cardíaca

Todo mundo que pratica exercícios físicos, de caminhadas à aulas de bike TEM que medir e conhecer seu batimento cardíaco ideal para sua atividade física. É IMPRESCINDÍVEL! Senão pode se estar se esforçando demais, ou de menos!

Para que o organismo consiga mobilizar gorduras e ultilizá-las como fonte de energia no exercício é necessário que o seu metabolismo esteja "equilibrado". Para isto nada melhor – e mais preciso - do que acompanhar seu batimento cardíaco por um monitor.

A cada variação brusca de F.C. o organismo é obrigado a adaptar o consumo de energia deixando a utilização de gorduras "de lado" até que o organismo volte ao equilíbrio metabólico.

Durante o exercício em ritmo estável, segundo KATCH and McARDLE, 1992, o oxigênio suficiente é fornecido para e utilizado pelos músculos ativos. Se isto estiver ocorrendo, um indicador, que é o ácido láctico, e que promove a fadiga, não ultrapassa os valores de repouso. Porém, se o metabolismo estiver em desequilíbrio, você estiver ofegante e a fadiga aparecer, a concentração deste ácido subirá e você terá que interromper sua atividade.

A intensidade de treinamento entre 60% a 75% da F.C. máxima permite um equilíbrio metabólico mais rápido e, por isso, é a mais indicada para queima de gorduras. Se você estiver bem condicionado, poderá estabilizar sua F.C. em intensidades mais altas e ainda assim estará usando o metabolismo de gorduras.

Quando estamos usando um monitor cardíaco, e trabalhamos dentro de uma faixa ideal individual, o risco de acumularmos o ácido láctico é bastante reduzido, pois temos em nosso organismo o bicarbonato de sódio que - em condições estáveis - neutraliza-o e, o gás carbônico produzido pelo exercício, é liberado, retardando a fadiga.

Um teste muito preciso usado em laboratórios, por se tratar de um teste caro e trabalhoso, é o teste do limiar anaeróbio (o LA). Este tem sua indicação específica, e vale lembrar que não é necessário para um praticante de atividade física em academias, clubes, parques, etc,q eu não visa alta performance.

Uma maneira de você estimar o LA, é fazer um teste ergométrico em bicicleta ou esteira, medindo a freqüência cardíaca com um monitor cardíaco, num protocolo específico. A partir da sua Avaliação Física, será determinado sua Zona Alvo de Treinamento (ZAT), ou seja, uma faixa de batimentos cardíacos que você deve manter durante o exercício, para trabalhar de maneira segura e atingir seu objetivos.

Portanto, tenha em mente que, o importante é que o metabolismo esteja estabilizado e, para ter certeza disto, use um monitor de freqüência cardíaca, tenha os seu valores ideais de batimentos cardíacos a serem trabalhados e preste atenção à respiração: se depois de 5 a 10 minutos de atividade sua respiração estiver ofegante ou difícil, isso significa que o metabolismo não está estabilizado e você está queimando poucas gorduras.

Um treinamento aeróbico eficaz para perda de gorduras e/ou melhora do condicionamento cardiovascular é aquele realizado em períodos longos (por mais de 30 minutos) e com a respiração aumentada e confortável durante toda a atividade.

Exercícios realizados com F.C. acima de 85% da máxima possuem intensidade que dificilmente permitem ao organismo criar um equilíbrio metabólico: você pode constatar isto através da sua respiração que provavelmente ficará ofegante. Mas tome cuidando também para não estar treinando muito abaixo doq ue devia, ou seja com frequência cardíacas muito baixas, oq ue consideramos quase repouso.

Atividades com mudanças bruscas de intensidade podem e devem ser realizadas contando que o objetivo do praticante seja a melhora do condicionamento anaeróbico e potência muscular. A energia gasta nestas atividades não é proveniente do metabolismo das gorduras.

ATENÇÃO: F.C. muito altas (acima de 85% da sua máxima) podem dificultar a nutrição do músculo cardíaco: o coração se nutre e é oxigenado nos intervalos entre um batimento e outro. F.C. muito elevadas diminuem o tempo de cada intervalo dificultando a nutrição e a oxigenação do coração. Por isso, F.C. acima de 200 batimentos para adultos podem até causar isquemia cardíaca (má nutrição do coração) e conseqüentemente até um infarto.

Não arrisque sua saúde, faça uma Avaliação e Orientação Física e MEÇA SEUS BATIMENTOS durante seus exercícios, trabalhando dentro da SUA Zona Alvo de Treinamento!

O Sentir Bem e Alti assessoria em Fitness usam e recomendam os monitores cardíacos OREGON!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo e em nosso módulo de Corrida com Prof. Emerson Vilela e na coluna de Cardiologia com Dr. Ricardo Tavares de Carvalho.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas