Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

17/12/2009
Natal e mesa farta

Natal combina com mesa farta. Nessa época, as tentações são capazes de lançar para o próximo ano qualquer intenção de regime. Afinal, quem não resiste, entre outras iguarias, às nozes, castanhas, amêndoas e avelãs? Para alívio dos que não dispensam esses itens na ceia, as chamadas oleaginosas, nutricionistas afirmam que elas são boas fontes de nutrientes. Portanto, o lema não deve ser evitar, mas sim moderar, já que são também altamente calóricas.

Segundo a nutricionista Cristina Freitas, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro, as oleaginosas apresentam a mesma quantidade de proteínas que a de leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha. Desta forma, nozes, castanhas e amêndoas, por exemplo, auxiliam no processo de manutenção e regeneração das células. Cristina explica que esses quitutes natalinos são ricos em gordura, característica que as leguminosas não possuem. A boa notícia é que são gorduras poliinsaturadas, de origem vegetal, benéficas ao organismo. "Elas podem ajudar a diminuir o excesso de colesterol no sangue e também impedem a formação de placas nas artérias", explica.

A nutricionista acrescenta ainda que as oleaginosas representam uma excelente fonte de vitamina E, cuja função é proteger o alimento da oxidação. No nosso organismo, ela opera da mesma forma. "A substância exerce uma proteção nas membranas da pele e dos músculos, entre outros, contra o processo oxidativo", aponta Cristina. Em outras palavras, as oleaginosas podem retardar o envelhecimento. "É importante lembrar que elas possuem também uma considerável quantidade de fibras solúveis, que retardam a absorção de açúcares".

Como nada é perfeito, mesmo no Natal é recomendável não abusar. "Devido ao alto teor calórico, as nozes, castanhas, amêndoas e avelãs devem ser consumidas com moderação", lembra a nutricionista. Portanto, uma boa dica para obter os efeitos benéficos desses alimentos sem ver a balança aumentar é utilizá-los em massas, como bolos e panetones.

Quando a vontade de saborear as delícias aumentar, vale o bom senso. Devorar um saco de castanhas, por exemplo, equivale a uma refeição, em quantidade energética. "Não há um número determinado, mas umas seis nozes (50 gramas), por exemplo, já é suficiente". Abusar, só do ano que se aproxima.Saiba escolher, veja a tabela abaixo:

COMPOSIÇÃO DAS FRUTAS OLEAGINOSAS


DECÁLOGO PARA UMA ALIMENTAÇÃO FESTIVA

1. Diga não às frituras. Nossa necessidade de gordura diária, que deve ser de 10-15% de todas as calorias ingeridas, já está contida nos alimentos e no seu processo de cozimento, não necessitando de doses adicionais.

2. Utilize sim aos óleos vegetais com baixo teor de gorduras saturadas, como o óleo de canola e o azeite de oliva extravirgem com baixo índice de acidez (até 1,5%).

3. Evite as gorduras de origem animal, seja do pernil ou mesmo do peru assado. Prefira as carnes brancas do peito das aves, sem a pele gordurosa Use produtos lácteos desnatados. Controle o consumo de carne vermelha. Substitua-a por frango, peixe ou peru.

4. Em casa ou no mercado, esteja atento às embalagens dos produtos. Procure saber quanto um produto que se diz light o é de fato, ou seja, quantas calorias ele realmente tem a menos que o seu similar não light.

5. Nunca se esqueça das fibras. Elas auxiliam na formação do bolo intestinal, diminuindo a incidência de câncer e outros distúrbios que podem ocorrer em nosso intestino. Além disto elas dificultam a absorção das gorduras. Lembre-se mais uma vez de ver os rótulos das embalagens. Um produto cereal não necessariamente tem quantidade adequada de fibras, muitos são carboidratos puros.

6. Prefira sempre um prato colorido, combinando verduras e legumes de diversas cores, isto auxiliará na reposição de diversos nutrientes.

7. Faça refeições em horários pré-determinados, sem intervalos maiores que 4 horas. Se de todo não for possível neste período de festas, coma um iogurte light, uma barra de cereais, uma fruta. Isto ajudará a que você chegue no almoço ou no jantar sem tanto apetite.

8. Tome bastante água. Mineral de boa procedência e sem gás. Isto é essencial para nossa vida, previne formação de cálculos e, pasme, parece ajudar até no controle do colesterol.

9. Ao beber seu vinho de confraternização, escolha um tinto sempre que possível. A casca da uva vermelha possui várias propriedades benéficas para o nosso organismo. Lembre-se, porém, que o álcool deve ser sempre tomado com moderação.

10. Por fim, boas festas, mas esteja sempre atento à qualidade do que você está comendo durante as comemorações, qual a procedência do alimento, da água etc. Uma das maiores causas da falta prolongada ao trabalho, principalmente nas proximidades do Natal e Ano Novo, são as intoxicações alimentares que podem, em casos extremos, levar à desidratação profunda e/ou infecções graves.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas