Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

02/12/2009
O intestino e a alimentação

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de manter a flora intestinal normal para que a absorção dos nutrientes pelo organismo seja mais eficiente. Mas você sabe o que é esta flora? A flora intestinal consiste em um grupo de microorganismos benéficos à saúde que povoam a superfície de alguns dos aparelhos de nosso corpo, principalmente o digestivo. Eles são os responsáveis por possibilitar a passagem dos nutrientes que vêm da digestão dos alimentos para a corrente sanguínea.

Assim, as substâncias responsáveis pela nutrição de nosso corpo podem ser levadas e distribuídas por todas as células que compõem o organismo.

Porém, muitas vezes a flora intestinal não funciona perfeitamente, afetada em alguns casos por outros microorganismos (maléficos). Por isso mesmo, é sempre bom dar uma ajudazinha à flora para que ela se mantenha normal.

Alimentos funcionais

E esta ajuda pode vir de alguns dos chamados alimentos funcionais. Mas o que são os alimentos funcionais? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são aqueles alimentos que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não-nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo.

Os probióticos e prebióticos, que fazem parte deste grupo, são os principais mantenedores e bem-feitores da flora intestinal. Os dois podem ser encontrados em alimentos e também em medicamentos.

Porém, é primordial consultar um especialista para saber exatamente quais as melhores fontes destas substâncias.

Os probióticos

Alimentos que contêm enormes quantidades (milhões e milhões) de microorganismos vivos, os probióticos normalmente têm pouco tempo de duração e, por isso mesmo, devem ser mantidos bem refrigerados.

Os probióticos, ao serem ingeridos através dos alimentos, vão para o intestino e ali se somam à flora já existente, sem se fixarem, equilibrando-a e, com isso, auxiliando o trabalho de absorção dos nutrientes.

Segundo estudos recentes, além desta função os probióticos também auxiliam no reforço do sistema imunológico, auxiliando o organismo a criar defesas contra bactérias e microorganismos indesejáveis.

Os leites fermentados são o principal exemplo de fonte de probióticos. Mas é preciso manter uma espécie de ritual de ingestão diária destas substâncias para que os efeitos desejados se comprovem.

Os prebióticos

Componentes não-digeríveis de alimentos, os prebióticos, por outro lado, são responsáveis por estimular a ação dos microorganismos que normalmente temos em nossa flora intestinal.

Estas substâncias existem na própria natureza, e têm como fonte original alimentos como a cebola, a banana, a alcachofra e o leite humano (mais um motivo para o incentivo ao aleitamento materno, não é mesmo?).

Ao ingerir alimentos ricos nestas substâncias, você está reforçando a ação dos microorganismos de nossa flora intestinal normal, favorecendo, por sua vez, o processo de absorção dos nutrientes.

Vida saudável

Para levar uma vida cheia de saúde e disposição, manter um cardápio variado e rico em alimentos funcionais não é suficiente. É preciso dar espaço aos exercícios físicos, imprescindíveis para o seu bem-estar.

Além disso, é importante ficar longe do cigarro, das bebidas alcoólicas e das noites mal dormidas. Lembre-se: uma vida saudável é a conseqüência de uma série de atitudes saudáveis. Pratique-as!





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas