Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/11/2009
Índice glicêmico na sua dieta

Os defensores das dietas ricas em proteínas, como a do doutor Atkins, afirmam que os grandes inimigos dos corpos esbeltos são os carboidratos. A explicação para a condenação é que eles contêm um alto índice glicêmico. Ou seja, depois de digeridos, aumentam drasticamente as taxas de açúcar no sangue. E, quanto mais açúcar, maior é a produção do hormônio insulina. Em excesso, a insulina faz com que o organismo retenha mais gordura e aumente o tamanho das células adiposas. O resultado disso é a catástrofe das formas roliças e o risco de desenvolvimento do diabetes e de doenças cardiovasculares. O problema é que, no afã de perder peso, muita gente passou a considerar o índice glicêmico a única referência para determinar quais são os alimentos bons e os ruins. Com isso, boa parte dos legumes e frutas – essenciais à saúde – foi banida do cardápio. Preocupados com a importância exagerada dada ao índice glicêmico, pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, começaram a questionar esse tipo de avaliação.

O índice glicêmico é apenas um instrumento de pesquisa. Ele nunca deveria ter saído dos laboratórios dizem os especialistas. Faz sentido. Pegue-se o caso da cenoura. Ela é tida como um alimento com índice glicêmico alto. Maior até que o do sorvete de chocolate. Mas, para que esse valor tivesse um efeito sobre o organismo, seria preciso comer uma quantidade de legumes digna do coelho Pernalonga. Contra a ditadura do índice glicêmico, existe mais um argumento. Há de se levar em conta o total calórico, o modo de preparo dos alimentos e a quantidade de gordura saturada que possuem. Existem alimentos com baixo índice glicêmico, mas com alto teor calórico. E outros que, dependendo da maneira como são feitos, liberam açúcar de uma forma menos danosa.

Para questionar a validade do uso do índice glicêmico no dia-a-dia, os especialistas de Harvard apontam o fato de que o aumento ou a diminuição das taxas de açúcar no sangue dependem bastante das combinações alimentares. O índice glicêmico do abacaxi, assim como o da maioria das frutas, é alto. No entanto, se a fruta é ingerida depois da refeição, a mistura dela com outros alimentos faz com que a liberação de açúcar ocorra de maneira mais lenta e gradual, o que impede o aumento excessivo dos seus níveis no sangue, a chamada hiperglicemia. A hiperglicemia é ruim porque o corpo tende a responder a ela com uma brusca queda nas taxas de açúcar. Esse processo de sobe-e-desce resulta numa sensação maior de fome. Por essa razão, os especialistas deixaram de recomendar que as pessoas em dieta comam apenas uma fruta no lanche da tarde. Hoje em dia, sugerimos que o paciente sempre coma um pedaço de queijo branco ou tome um iogurte junto com a fruta. A velha lição é dada mais uma vez: a boa dieta é aquela em que se come de tudo um pouco.

CENOURA
Dê preferência à cenoura crua, pois suas fibras aumentam o tempo de digestão do alimento. Combiná-la com algumas folhas de alface e kani é também uma boa pedida para retardar a liberação no sangue do açúcar.

MACARRÃO
Em geral, o melhor tipo de macarrão é o feito com grão duro, que deve ser pouco cozido. Dessa forma, o alimento demora mais a ser digerido, aumentando a sensação de saciedade.

ARROZ
A tradicional mistura arroz com feijão é uma boa pedida para evitar que a taxa de açúcar no sangue aumente depois da ingestão do grão. Antes condenado pelos especialistas, o prato agora caiu nas graças dos nutricionistas

MELANCIA
Como a maioria das frutas, a melancia tem alto potencial glicêmico. Ingerida sozinha, faz com que os níveis de açúcar no sangue subam muito depressa e caiam na mesma velocidade, o que aumenta a sensação de fome. Para neutralizar esse efeito, é melhor comer antes uma fatia de queijo branco ou tomar um iogurte.

CROISSANT
O índice glicêmico do croissant é menor do que o do pão francês - 99 contra 136. Mas ele é mais calórico e grande parte das 207 calorias contidas em 50 gramas de croissant vem sob a forma de gordura saturada, a mais danosa à saúde

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do seu alimento com Dra. Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas