Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

29/05/2006
Recuperar é ganhar!

Um período muito importante para o rendimento esportivo - não precisa ser atleta para recuperar adequadamente - é a recuperação após o esforço. Com a contração muscular que ocorre de forma sucessiva durante a atividade, os mecanismos que captam o açúcar sanguíneo (glicose) e que regulam (modulam) a insulina, passam a ocorrer independente deste hormônio.

Após a atividade física, a musculatura exercitada passa a realizar maior captação de glicose. Com isso, o consumo de alimentos ricos em carboidratos, após o esforço, favorecem a recuperação do esforço, pois disponibiliza glicose no sistema circulatório a ser mais facilmente captada pela musculatura exercitada.

Essa captação permanece elevada por um período de aproximadamente quatro horas após a atividade. Você oferecendo glicose à sua célula durante este período, você estará favorecendo a recuperação do conteúdo de glicogênio muscular, tornando-se mais rapidamente apto para nova sessão de treinamento.

Após o esforço prolongado (leia-se acima de 1h30min ininterruptos), o consumo de carboidratos deve ser da ordem de 1g por kg de peso corporal a cada 2 horas após o esforço. Com esse consumo após 24horas a ingestão de carboidratos deve estar entre 7g e 10g por kg de peso corporal. A opção de alimentos sólidos ou líquidos deve obedecer basicamente à palatabilidade do indivíduo.

Lembre-se que a quantidade de carboidrato acima mencionada tem haver com um treino intenso e contínuo. Se você é sedentário e vai começar um programa de exercícios ou realiza exercícios sem muita regularidade, estes casos são diferentes. Aí dependendo de como "anda" sua composição corporal e qual vai ser a sua intensidade e regularidade, deve-se reavaliar a quantificação adequada do carboidrato necessário, senão você ficará sujeito a aumentar a sua ingesta porque fez exercícios e acabar engordando, pois o excesso de carboidratos ao final do dia promove aumento da gordura corporal.

O importante é a orientação correta, tanto da alimentação quanto dos exercícios, para você alcançar seu melhor rendimento e com segurança para sua saúde. A melhoria estética - seja para emagrecimento ou ganho de massa muscular - é conseqüência da boa orientação, pois a pessoa que te orientará deverá respeitar sua constituição genética, colocando a você o que é possível e impossível ganhar ou perder me determinado período de tempo.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo, na coluna de Atividade Física com Prof. José Carlos Altieri e na coluna de Musculação e Fisioterapia com Prof. Amauri Altieri.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas