17/11/2009
Taxa Metabólica em Repouso
A musculação é um trabalho que também pode proporcionar a queima de massa gorda. Para entendermos melhor como isto acontece, devemos aprender um pouco sobre a taxa metabólica de repouso (TMR).
A TMR representa o gasto energético necessário para manter as funções vitais durante o repouso. Em geral, a TMR representa de 60 a 75% do total de energia gasta diariamente o efeito térmico da respiração representa em torno de 10% e a atividade física uma faixa entre 15 a 30%.
Para se calcular o gasto energético em repouso, existem fórmulas complexas que levam em conta a área corporal e a idade. Outras ainda calculam o gasto metabólico basal baseado na quantidade de massa magra. Uma fórmula simples de se calcular o gasto calórico em repouso é pelo método mostrado no livro de Nancy Clark (Guia de Nutrição Desportiva), no qual se utiliza a seguinte fórmula: TMR = Peso corporal (kg) x 22 calorias.
Depois de calculada a TMR, some o gasto energético das suas atividades diárias (trabalho, atividades no lar). Não considere a sua atividade física. Por exemplo: se você, no dia-a-dia, tem um trabalho sedentário, no qual pouco se movimenta e só anda de carro, você é pouco ativo. Some ao TMR mais 20 a 40% do TMR.
Se você é uma pessoa moderadamente ativa no dia-a-dia, e caminha pouco para chegar ao trabalho e movimenta-se bastante quando está a trabalhar, some à TMR mais 40 a 60% do TMR.
Se for muito ativo, ou seja, seu trabalho exige grandes esforços manuais ou caminhadas contínuas, acrescente ao TMR mais 60 a 80% do mesmo. Por exemplo: você pesa 60 kg e é uma pessoa moderadamente ativa. TMR = 22 X 60
TMR = 1320 calorias
Calcule agora as calorias gastas das atividades diárias para uma pessoa moderadamente ativa. Atividades diárias = 50% X 1320 = 660 calorias
Agora some as duas: TMR + atividades diárias = 1320 +660 = 1980 calorias diárias.
E o que esta taxa metabólica em repouso tem haver com a musculação? O aumento de massa muscular provocado pela musculação faz com que a taxa metabólica de repouso sofra um aumento, pois a massa muscular consome energia ativamente mesmo durante o repouso. Num estudo feito com homens e mulheres de 50 a 70 anos que realizaram um trabalho de musculação 3 dias por semana durante 12 semanas, foi observado que a TMR aumentou 15% e isto representou uma perda de 2 kg de massa gorda, sem que tivesse sido feita nenhuma dieta rigorosa.
Analisando comparativamente à atividade aeróbia, notamos que o gasto calórico durante a atividade aeróbia ocorre principalmente durante o exercício, enquanto no trabalho de musculação a queima calórica ocorre predominantemente em repouso. Enfim, tanto a atividade aeróbia quanto a musculação proporcionam a perda de massa gorda. E qual das duas proporciona maior queima? Isto vai depender do tipo de atividade aeróbia escolhida, da intensidade, duração e também da sobrecarga da musculação. Em geral a atividade aeróbia mostra uma queima calórica maior do que a musculação. Mas isto não torna a musculação menos importante. Um trabalho de fortalecimento muscular pode ajudá-lo nas suas atividades diárias, melhorar a sua postura, evita lesões comuns em atividades aeróbias e outros benefícios, além de ajudar na queima de massa gorda. Assim, como pode constatar, mesmo que sejam apenas 30 minutos de musculação, 3 x por semana poderá ser muito benéfico para si independentemente do objetivo que deseja alcançar ou pretende manter. Porque o mais importante é mexer-se, fazer atividade física. Por exemplo, todos nós precisamos dormir para descansar, comer para manter o nosso corpo ativo e nutrido e também de movimentar-nos para manter ou aumentar o nosso tônus muscular para prevenir doenças degenerativas ou padecer de qualquer mal.
|